Você está visualizando atualmente ASEC CETESB realiza seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade

A ASEC CETESB – Associação dos Engenheiros e Especialistas da CETESB e do Meio Ambiente realiza, entre 28 e 29/08, o seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade. O evento é híbrido e pode ser acompanhado, presencialmente, no Anfiteatro Augusto Ruschi – na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345 -, Alto de Pinheiros ou pelo canal da CETESB no YouTube: https://youtube.com/@CETESB_oficial.

A abertura feita pelo presidente da ASEC CETESB, Uladyr Nayme, contou com o painel Meio Ambiente, que incluiu apresentação sobre o Museu Água, feita por Viviana Borges, da AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp. O tema Clima e Meio Ambiente foi abordado por José Pereira Filho, do IAG-USP – Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

Para falar sobre Reciclagem de Biossólidos como Estratégia para a Otimização da Despoluição de Corpos Hídricos e Recuperação de Solos, o convidado foi Luiz Luchesi do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Os representantes da empresa Bfdias, Cintia Tomas e Carlos Lucchini, falaram sobre Inovações em Meio Ambiente.

No período da tarde, a questão da Água, Energia, Segurança, Qualidade e Quantidade de Água, foi abordada por Alexandre Bueno, da SABESP. A Atualização dos Planos Municipais de Saneamento foi assunto para Bruno Delvaz Linhares, da ARSESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo. O professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná, Helton José Alves, falou sobre Hidrogênio e Energias Renováveis.

Na terça-feira, 28/08, o painel inicial Compreendendo e Explorando a Variedade de Planos, será moderado por Ana Lúcia Brasil, da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental.

Representando o Ministério Público, núcleo de Campinas, Rodrigo Sanches Garcia apresentará o painel Visão Geral da Importância do Plano Municipal de Saneamento Rural no Planejamento das Atividades e Ações em Saneamento Ambiental.

Geraldo Veloso Santos, da diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Holambra, apresentará o Plano Municipal de Saneamento Rural do município. Luciano Novaes, da Novaes Engenharia, falará sobre o plano Diretor, Contingência, Emergência e de Segurança Hídrica. O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê será apresentado por Hélio Suleiman, da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. O tema “Bacias Hidrográficas” ficará a cargo do professor Henrique Marinho Leite Chaves.

No período da tarde, o tema do painel será Gestão e Ação para Saneamento e Saúde Ambiental, a ser moderado Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, da ABES SP. Os Sistemas para Desidratação de Lodo será discutido por Patrick Wallace, da empresa PIERALISI. A Universalização do Saneamento Básico – Programa Estadual Universalizasp e o Programa Integra Tietê, será apresentado por Samanta Souza, da SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

O Programa Rios Vivos – Revitalizando Rios para um Futuro Sustentável, vai ser apresentado por Felipe Gobet, do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica. Os Riscos Químicos e Impactos à Saúde Humana será tema para Fábio Kummrow, da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.

CETESB

A gerente da divisão de Qualidade do Ar, Maria Lúcia Guardani, explanará sobre o poluente PM1 e a Qualidade do AR e o gerente da divisão de Emissões Veiculares, Vanderlei Borsari, falará sobre Controle das Emissões Veiculares Local e Global.

“Minha apresentação vai abordar um breve histórico das iniciativas de controle das emissões veiculares no Brasil e no mundo. Vou indicar os recentes avanços e as tendências da evolução do controle e as particularidades das emissões de poluentes locais e globais, ou gases de efeito estufa, assim como a relação entre eles”, afirma Vanderlei Borsari.

Uladyr Nayme, na abertua do evento