Você está visualizando atualmente Escola Superior da CETESB prorroga inscrições para Pós-graduação
Visita de campo na disciplina Legislação Florestal Aplicada ao Licenciamento Ambiental

As inscrições para o processo seletivo da sétima turma do curso de pós-graduação Lato Sensu ‘Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais’ foram prorrogadas, até 04/01/2024.

São oferecidas 36 vagas para profissionais de nível superior de várias áreas do conhecimento, provenientes de indústrias, empresas de engenharia e de consultoria, escritórios de advocacia, companhias e órgãos de saneamento, órgãos de meio ambiente, entre outros.

O processo seletivo inclui análise do histórico escolar da graduação e do currículo, entrevista feita por membros da Comissão Seletiva e consolidação das notas.

Para efetuar a matrícula, a partir de 10/01/24, os candidatos selecionados deverão assinar contrato de prestação de serviços e realizar o pagamento da primeira mensalidade, no valor de R$ 1.210,00, com reajuste anual pelo índice IPC-FIPE acumulado no período.

Os alunos terão aulas com professores com atuação renomada na área ambiental, bem como acesso aos laboratórios da Companhia e ao acervo da biblioteca da CETESB, com mais de 40 mil volumes.

Professor da disciplina Fiscalização, Perícia e Auditoria Ambiental, Carlos Roberto dos Santos afirma que a formação tem um diferencial incrível. “São 16 disciplinas totalmente focadas em proporcionar maior conhecimento dos objetivos, normativas e procedimentos técnicos executados pelas Agências Ambientais. O grande benefício é poder ter contato direto com os professores que, além de especialistas, realizam o trabalho no dia a dia.”

Segundo a gerente da divisão de Gestão do Conhecimento, Tânia Gasi, a formação objetiva capacitar os profissionais para o atendimento de requisitos legais e técnicos, visando à conformidade ambiental dos empreendimentos e temas correlatos. “Para isso, contamos com uma equipe de docentes experientes, que compartilham seus conhecimentos e garantem a excelência do curso.”

Aluno da sexta turma, José Renato Belotto considera que escolhas certas produzirão bons resultados. “A decisão de fazer o curso de Pós-graduação oferecido pela ESC, que possui como docentes profissionais de uma instituição de tamanha envergadura e história, é o mesmo que colher e plantar sementes de uma árvore vigorosa. Posso afirmar que eu fiz a escolha certa para minha vida, e os frutos já estão sendo colhidos em tão pouco tempo.”

Ligia Nishimoto Martins participou da primeira turma e contou que a formação possibilitou a ela uma visão global a respeito do gerenciamento do meio ambiente no Estado de São Paulo. “Também contribuiu para o meu conhecimento técnico integrado ao bem-estar sócio-ambiental.”

A engenheira ambiental, Sarah Sasaki Jurkevicz afirma que realizar a pós-graduação na ESC foi gratificante. “Abriu meus olhos para novas oportunidades e áreas de trabalho. O corpo docente é qualificado e próximo dos alunos.”

Para o engenheiro civil Henrique Perroni, o principal diferencial do curso é ser multidisciplinar, atraindo vasta gama de profissionais, o que possibilita intensa troca de experiências, com muito aprendizado, amizades e possíveis parcerias para trabalhos. “Foi Show!”

As aulas serão presenciais e expositivas, com estudo de caso, trabalhos em sala de aula e visitas técnicas, totalizando 450 horas. O curso será ministrado às sextas-feiras, das 19h00 às 22h15; sábados, das 8h30 às 11h45 e das 13h15 às 16h30. O calendário prevê até três finais de semana por mês.

A formação ocorre na ESC – Escola Superior da CETESB, localizada na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., n ° 345, prédio 6, Alto de Pinheiros, na capital paulista.

Link para o edital:

Visita à Liquigás
Visita a estação de tratamento de esgotos
Visita a Estação de Tratamento de Esgotos ABC