Você está visualizando atualmente Mostra de arte usa dados da CETESB sobre qualidade do ar

Utilizando dados de qualidade do ar produzidos pela CETESB, referentes às concentrações de poluentes presentes na atmosfera da cidade de São Paulo, o grupo Rizomatique criou a obra interativa “Respiramos”, como parte da mostra de arte digital “Vivacidade – poéticas socioambientais.” A obra fica exposta até 10/09/23, na Praça Adolpho Bloch, na região dos Jardins, na Capital Paulista.

A cada momento, a escultura de LED muda de cor, sendo que cada tonalidade equivale a um dos poluentes mais comuns no ar da cidade. A interatividade do público se dá através de um tablet, fornecido pela monitoria da mostra. A partir do aparelho é possível selecionar um poluente, para ser visualizado na escultura.

Os poluentes mais comuns são: MP10 – partículas inaláveis, MP2,5 – partículas inaláveis finas- O3 – ozônio, CO – monóxido de carbono, NO2 – dióxido de nitrogênio e SO2 – dióxido de enxofre . Todos os elementos são invisíveis ao olho nu, mas a escultura os revela através de espectros coloridos.

A proposta é provocar uma reflexão a respeito do ar que respiramos, das mudanças climáticas e da densidade demográfica de uma megalópole como São Paulo.

A primeira edição da mostra ocorreu em 2013, na Avenida Paulista.

Imagens: https://www.facebook.com/rizomatique/