Você está visualizando atualmente Campanha de conscientização ambiental acontece em Cubatão

Técnicos da CETESB, em 11/09, realizaram, no polo industrial de Cubatão, na Baixada Santista, a segunda campanha educativa do ano contra a emissão de fumaça preta emitida por veículos à diesel, em parceria com o CNTRC -Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Carga, dentro das ações da Operação Inverno 2023.

O centro operacional da campanha foi montado no Autoposto Aldo Locatelli, situado na Av. Manoel Santos Pereira, n ° 100, um importante ponto de parada de caminhões que operam no escoamento da produção agrícola pelo porto de Santos e no abastecimento e carregamento de produtos, junto às indústrias de Cubatão.

Foram inspecionados voluntariamente um total de nove veículos, sendo seis por teste de opacidade da fumaça emitida pelo cano de escapamento, com apenas um reprovado, e três verificações de ARLA 32, um fluído automotivo que atua nos sistemas de exaustão do motor, reduzindo em até 98% as emissões de NOX – óxidos de nitrogênio na atmosfera.

“É importante que o motorista colabore com campanhas como esta, que além de ajudar ao meio ambiente traz benefícios ao nosso bolso, já que o veículo regulado gasta menos combustível”, afirmou Douglas Feitosa, da Capital, que há 10 anos trabalha no transporte de cargas pelas estradas em todo o país.

A mesma opinião foi compartilhada por Vitor de Oliveira, que pela primeira vez teve a oportunidade de passar por uma verificação do ARLA 32. “Só temos a ganhar com essas orientações”, comentou.

Na primeira campanha educativa, realizada em 23/06, no Terminal de Passageiros do Porto de Santos, com apoio do FETCESP, SEST/SENAC e Autoridade Portuária, foram feitos testes de opacidade em 17 veículos, com nove aprovados e oito reprovados.

As campanhas de conscientização são realizadas pelo setor de Controle de Emissões Veiculares, com apoio da divisão de Emissões Veiculares, da diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB.

Desde que foi criada, na década de 70, a Operação Inverno já realizou inúmeras ações de controle sobre fontes de poluição veiculares e industriais em todo o estado e, principalmente na região de Cubatão e Baixada Santista.

A CETESB, em agosto/2023, realizou dois megacomandos contra a emissão de fumaça preta, com 852 caminhões autuados por emissão excessiva de poluentes, entre os 53.761 fiscalizados nas rodovias e principais vias de acesso à Capital.

Técnicos realizaram testes com opacímetro e Arla 32

 

Técnico da CETESB orienta o motorista