No início de setembro entrou em operação mais uma usina de energia fotovoltaica, instalada em uma unidade da CETESB. Desta vez, a produção de energia elétrica, a partir da luz solar, está ocorrendo em um complexo de laboratórios da Companhia, localizado na cidade de São Bernardo do Campo.

A produção dessa unidade vai compensar o consumo de energia elétrica de 19 Estações Telemétricas, distribuídas pela Região Metropolitana de São Paulo. A potência total da usina prevê a geração de 12.000 kWh por mês, o investimento na unidade foi de R$700.000,00.

A CETESB, computando todos os sistemas em operação, obteve uma redução acima de 80% em despesas com energia elétrica.

Histórico

A primeira Agência Ambiental da Companhia a receber um sistema fotovoltaico foi a de Cubatão, a partir de um Termo de Ajuste de Conduta, firmado em 2018. O sistema opera com capacidade de geração aproximada de 4.200 kWh.

Em abril de 2020, foi concluída a instalação do primeiro sistema solar fotovoltaico com recursos próprios, nas Agências Ambientais de Osasco e Santo Amaro, que ocupam o mesmo prédio. A capacidade de geração mensal dessa unidade é de 1.630 kWh.

Foram entregues mais três sistemas, em outubro de 2021, instalados nas Agências Ambientais de Paulínia, de São Carlos e de São Sebastião, com capacidade de geração de 1.600, 930 e 1.600 kWh, respectivamente.

Usina instalada em S Bernardo é a mais nova da CETESB