Você está visualizando atualmente Usina fotovoltaica de São Bernardo entra em operação

No início de setembro entrou em operação mais uma usina de energia fotovoltaica, instalada em uma unidade da CETESB. Desta vez, a produção de energia elétrica, a partir da luz solar, está ocorrendo em um complexo de laboratórios da Companhia, localizado na cidade de São Bernardo do Campo.

A produção dessa unidade vai compensar o consumo de energia elétrica de 19 Estações Telemétricas, distribuídas pela Região Metropolitana de São Paulo. A potência total da usina prevê a geração de 12.000 kWh por mês, o investimento na unidade foi de R$700.000,00.

A CETESB, computando todos os sistemas em operação, obteve uma redução acima de 80% em despesas com energia elétrica.

Histórico

A primeira Agência Ambiental da Companhia a receber um sistema fotovoltaico foi a de Cubatão, a partir de um Termo de Ajuste de Conduta, firmado em 2018. O sistema opera com capacidade de geração aproximada de 4.200 kWh.

Em abril de 2020, foi concluída a instalação do primeiro sistema solar fotovoltaico com recursos próprios, nas Agências Ambientais de Osasco e Santo Amaro, que ocupam o mesmo prédio. A capacidade de geração mensal dessa unidade é de 1.630 kWh.

Foram entregues mais três sistemas, em outubro de 2021, instalados nas Agências Ambientais de Paulínia, de São Carlos e de São Sebastião, com capacidade de geração de 1.600, 930 e 1.600 kWh, respectivamente.

Usina instalada em S. Bernardo é a mais nova da CETESB