Você está visualizando atualmente CETESB libera licença para Monotrilho do Metrô
Traçado Empreendimento (Fonte - relatório de atendimento 2023).

A CETESB, por intermédio de sua diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental, emitiu, em 30/08, para a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, a Licença de Instalação para um trecho de 1.720 metros de monotrilho elevado, que se estenderá do “track switch” – trecho de manobras – da estação Vila Prudente, da Linha 15 – Prata, até um novo trecho de manobras da futura estação de Metrô Ipiranga, que será integrada à atual estação de mesmo nome, mas que faz parte da Linha 10 – Turquesa da CPTM.

O trecho compreende uma extensão de apenas 1,7 quilômetro, porém irá desafogar consideravelmente o movimento na estação Vila Prudente e equilibrar as transferências entre as Linhas Verde do Metrô e Turquesa da CPTM.

Quando estiver pronto e funcionando, o trecho de monotrilho deverá contribuir para o atendimento de cerca de 500 mil passageiros por dia em toda a Linha 15 – Prata, numa extensão de 24,5 quilômetros, entre as estações Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes.

Por outro lado, com a extensão adicional, na estação Vila Prudente, o número de desembarque deve reduzir de projetados 44 mil para 33 mil passageiros, na hora-pico da manhã, enquanto as transferências para a Linha 2 – Verde do Metrô passarão de 35,8 mil para 25,9 mil passageiros, no mesmo horário. Ainda, 10,3 mil usuários passarão a fazer a baldeação para a Linha 10 – Turquesa da CPTM.

Junto à Estação Ipiranga estão previstas baías de desembarque, pontos de ônibus e taxi, bicicletário e facilidades para pessoas com mobilidade reduzida, e uma ciclovia entre as estações.

Além das 500 mil pessoas a serem beneficiadas diariamente na Linha 15, estima-se que serão gerados 350 empregos, incluindo funcionários do Metrô e de empresas contratadas.

A compensação ambiental, por eventual supressão de vegetação, será efetivada com o plantio de mudas no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, na zona leste da capital.

Localização Pátio de Vigas – Fonte – Informações complementares – jun-2023