Você está visualizando atualmente CETESB e Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê promovem curso de capacitação em adaptação às mudanças climáticas

Em meio à forte onda de calor que afeta grande parte do país e em sintonia com a Climate Week, em Nova Iorque, a CETESB, o FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê iniciaram, em 20/09, o curso de “Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê”, na Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo.

Organizado pela Agência Ambiental Paulista, com apoio técnico da empresa PPA – Política e Planejamento Ambiental, a capacitação tem como foco o treinamento de membros do Comitê, agentes, técnicos municipais e estaduais – Secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Saneamento, Obras e Planejamento -, além de integrantes da Defesa Civil e de representantes da sociedade civil.

O objetivo é disseminar conteúdos em relação à identificação de vulnerabilidades, ações e propostas de adaptação para proteção dos recursos hídricos face aos riscos e impactos das mudanças climáticas e orientações para acesso a recursos financeiros para projetos de adaptação climática.

Com mais de 20 milhões de habitantes e concentrando cerca de 15% do PIB nacional, a região da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê destaca-se por possuir características demográficas, socioeconômicas e naturais bastante representativas no contexto nacional. Além disso dispõe de uma alta complexidade territorial com grandes áreas vulneráveis e densamente ocupadas, o que a coloca em posição estratégica para implementação de ações de enfrentamento às mudanças do clima.

Na abertura da capacitação estiveram presentes o diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, a diretora de Gestão Corporativa da Companhia, Liv Nakashima, o coordenador de Recursos Hídricos da SEMIL, César Louvison, e a assessora de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da SEMIL, Jussara Carvalho.

Os palestrantes foram o prof. de Física da USP, Paulo Artaxo, que comentou sobre o Relatório 6 do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da ONU e os “Desafios da sustentabilidade e da agenda climática no contexto estadual”; a gerente do departamento de Sustentabilidade e da Divisão de Mudanças Climáticas da CETESB, Maria Fernanda Pelizzon Garcia, que apresentou o projeto de capacitação; e Pedro Camarinha, especialista em Geodinâmica e Geologia dos Desastres, da Cemaden-MCTI, que falou sobre “Mudanças climáticas, diagnósticos e prognósticos para BAT”.

Maria Fernanda Pelizzon Garcia ressaltou que “na palestra do prof. Paulo Artaxo, ficou claro que as medidas de reduções de emissões de gases de efeito estufa em curso não são suficientes para limitar o aumento de temperatura médio em 2ºC, como estabelecido no Acordo de Paris. Assim, a necessidade de nos adaptarmos aos impactos das mudanças do clima é urgente”.

Thomaz Toledo lembrou da importância da capacitação na região da bacia hidrográfica do Alto Tietê, que entre outros motivos, concentra a maioria da população do Estado. Parabenizou a participação do público, que preencheu as 250 inscrições disponibilizadas para o curso. Observou, ainda, que “o tema tem provocado um aumento da ansiedade das pessoas com relação ao futuro do planeta e, nesse sentido, a sociedade pede ações e a CETESB irá dar suporte para que os demais atores envolvidos no tema possam trabalhar”.

A capacitação está dividida em três momentos distintos: primeiramente com aulas e palestras de conhecimentos gerais de forma conjunta para todos os participantes; em um segundo momento, a partir de meados de outubro, os conteúdos técnicos serão apresentados de forma específica para cada subcomitê em encontros individualizados; e, finalmente, assessoria aos municípios para o desenvolvimento de projetos de adaptação climática com capacidade de financiamento como forma de viabilizar ações concretas no âmbito dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Prof. Paulo Artaxo fala à plateia lotada
Maria Fernanda Pelizzon falou sobre o projeto de capacitação
Maria Fernanda ao lado do prof. Artaxo e de Jussara Carvalho