Uma equipe do setor de Atendimento a Emergências da CETESB finalizou, em 06/10, no município de Mogi das Cruzes, o curso de “Emergências Químicas – Prevenção e Minimização de Contaminação de Recursos Hídricos na UGRHI 6 Agravada por Mudanças Climáticas”. Foram capacitados 140 alunos, de diversos municípios da região. O curso objetiva melhorar a prevenção, preparação e resposta as emergências químicas.

A primeira edição ocorreu, em maio de 2023, na cidade de Mairiporã, com 90 alunos. Na segunda edição, em agosto, foram capacitados 101 alunos, da sub-bacia Billings/Guarapiranga.

O curso integra o projeto “Capacitação em Prevenção, Preparação e Resposta às Emergências Químicas para Proteção de Recursos Hídricos”, e foi aprovado pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos e segue uma das principais diretrizes da Agência Ambiental, de transferência do conhecimento técnico adquirido pelo corpo técnico, ao longo de seus 55 anos.

Técnicos da CETESB orientam as ações de emergências químicas no Estado, desde 1978, com atuação em quase 13 mil ocorrências.

Uma quarta edição é esperada e deve acontecer na região do ABC, em dezembro, cumprindo a previsão de capacitação de 540 agentes, dos 36 municípios da Bacia do Alto Tietê.