Você está visualizando atualmente Países da América Latina e Caribe se reúnem para preparar participação na COP5

Representantes da CETESB participaram, entre 5 e 7 de outubro, de reuniões preparatórias para a COP5 – Conferência das Partes da Convenção de Minamata sobre Mercúrio, a ser realizada entre 30/10 e 3/11, em Genebra.

Os encontros, realizados em Brasília, reuniram membros do GRULAC – Grupo de Países da América Latina e Caribe, com o objetivo de construir um consenso regional sobre os documentos a serem adotados nas reuniões globais subsequentes.

“Dessa forma, as decisões têm mais peso para serem debatidas durante as Conferências das Partes, que envolve todos os signatários da Convenção”, explica a gerente do setor de Acordos Multilaterais, Lady Virginia Traldi Meneses, coordenadora técnica do Centro Regional.

Como Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre POPs – Poluentes Orgânicos Persistentes, a CETESB apoia os países do GRULAC na implementação das Convenções, por meio de capacitação técnica e transferência de tecnologia.

Adotado em 2013, o Acordo Multilateral conta com 137 países signatários, entre eles o Brasil. O documento prevê a proteção da saúde humana e do meio ambiente contra os efeitos adversos do mercúrio.

Algumas propostas discutidas pelo GRULAC são: eliminação do uso do mercúrio em processos industriais, eliminação gradativa do composto em amálgama dentária, cosméticos e lâmpadas fluorescentes, bem como diretrizes para a eliminação de mercúrio na mineração de ouro artesanal, com especial atenção às comunidades indígenas.

Encontro buscou consenso nas propostas para COP5
América Latina e Caribe unidos no combate a poluição por mercúrio

Mais informações sobre a Convenção de Minamata em: https://cetesb.sp.gov.br/centroregional/convencao-de-minamata/