Você está visualizando atualmente COP28: CETESB com participação ativa na conferência mundial do clima

A CETESB contará com representantes na COP28 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece entre 30/11/23 e 12/12/2023, em Dubai, nos Emirados Árabes. Na segunda-feira, 04/12, o diretor-presidente da Agência Ambiental, Thomaz Toledo e a diretora de Gestão Corporativa e Sustentabilidade, Liv Costa iniciam uma série de encontros e reuniões.

Como membros da delegação brasileira, os representantes da CETESB terão entrada em todos os espaços da Conferência, podendo atuar nos debates com outros Estados e com o Governo Federal sobre desafios, sinergias e ferramentas que dão suporte à descarbonização do estado de São Paulo. A comitiva da Companhia Ambiental participará de reuniões bilaterais com pares internacionais, como as agências ambientais do Canadá, dos Estados Unidos, da França e de Portugal, para troca de experiências e discussões de como trazer para São Paulo as melhores práticas de sustentabilidade implementadas nesses países.

Conforme preceitos da PEMC – Política Estadual de Mudanças Climáticas, a CETESB atua no monitoramento de emissões dos GEE – Gases de Efeito Estufa. Esse trabalho é realizado desde 2012 e, durante a COP28, a Companhia apresentará a primeira consolidação dos dados. Outro trabalho a ser exposto é a capacitação para adaptação climática, feita pela CETESB junto a governos municipais de Regiões Metropolitanas de São Paulo, com duração de um ano. No decorrer de 2022, foi realizada em nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Em 2023, o trabalho está sendo aplicado em 40 municípios da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

O mundo estará voltado para COP 28 e a expectativa é a definição de ações concretas, para o cumprimento do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global em 1,5 graus Celsius. Para tanto, as nações devem reduzir em 42% as emissões de gases de efeito estufa, até 2030. A CETESB tem como missão a proteção ao meio ambiente e saúde da população paulista e é essencial que esteja presente nos fóruns e espaço de discussões internacionais, para apoiar no desenvolvimento e aplicação das políticas públicas desenvolvidas pelo Estado de SP relacionadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de contribuir ativamente nas discussões técnicas sobre o tema.

Confira a agenda completa da CETESB na COP 28:

Dia 4/12 – participação no evento da IETA (organização internacional dedicada a precificação e comércio de emissões de GEE) sobre: “Diálogo IETA-COSUD sobre Caminhos para ampliar o mercado voluntário de carbono e atrair investimentos para a ação climática.”

Neste painel a CETESB terá a oportunidade de apresentar e demonstrar a visão inovadora da Companhia em buscar soluções de sustentabilidade, além das regulamentações tradicionais de órgão fiscalizador e assim fomentar a agenda de redução de emissões de GEE. A discussão com outros estados e regiões de como ampliar ações de redução de emissões GEE e como acessar recursos financeiros para isso é crucial para incentivar a descarbonização no estado de São Paulo, promovendo práticas mais sustentáveis para os setores da economia paulista.

Dia 5/12 – O presidente Thomaz Toledo irá palestrar no painel “Soluções Circulares em Gestão da Água e Ação Climática” no Resilience Frontiers Pavillion, apresentando as ações específicas do Estado de São Paulo destacando as iniciativas da CETESB, que vem atuando para fomentar ações de economia circular, além de já exigir procedimentos de logística reversa no licenciamento. Além disso, e vinculando a questão de gestão da água e ação climática, a CETESB vem promovendo capacitações para representantes de municípios, estados e sociedade civil sobre adaptação às mudanças climáticas considerando os impactos sobre os recursos hídricos.

A capacitação já está na segunda edição, sendo realizada atualmente na região metropolitana com 40 municípios aproximadamente e já foi realizada na baixada santista com 9 municípios, apoiando não somente na identificação do risco climático mas também na promoção de boas práticas para tornar os territórios mais resilientes.

Dia 6/12 – no dia temático de governança multinível a CETESB irá representar o Estado de São Paulo em dois painéis promovidos pela rede de governos subnacionais Regions4. O primeiro painel “Reunião Ministerial da COP 28 sobre urbanização e clima” e outro painel “Ações integradas para uma mudança transformadora”. Nesse mesmo dia a CETESB participará do painel no espaço Brasil promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial “Desafios e Oportunidades na Promoção de uma Circularidade e Inovação na Indústria”.

Dia 7/12 – recesso da COP visita planejada à planta ADNOC com tecnologia CCS (carbono capture and storage) ou à cidade sustentável em Dubai.

Dia 8/12 – Participação do ABEMA day no qual a CETESB integrará o painel “Estratégias de mitigação e adaptação dos estados brasileiros às mudanças climática”. Nesse mesmo dia a CETESB foi convidada e participará do evento promovido pelo Pacto Global da ONU sobre “Transição do sul global: construindo uma economia net zero”.

Dia 9/12 – A CETESB participará do evento promovido pelo Asian Infrastructure Investment Bank e articulado com a SENI no painel “Estratégias de mitigação e adaptação provendo a descarbonização e resiliência climática” apresentando os principais trabalhos da Companhia nessa agenda.