Você está visualizando atualmente Curso de emergências químicas acontece no Grande ABC

Com o tema “Emergências Químicas – Prevenção e minimização de contaminação de recursos hídricos agravada por mudanças climáticas”, foi ministrado por técnicos da CETESB, em 04 e 05/12, o curso de prevenção, preparação e respostas a emergências químicas, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com recursos do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos. O encontro, direcionado aos municípios da sub-bacia da Represa Billings, é o quarto na RMSP – Região Metropolitana de São Paulo e a segundo no ABC.

Mudanças climáticas e sua relação com as emergências químicas, ações preventivas da CETESB para proteção de recursos hídricos decorrente de acidentes rodoviários com substâncias químicas, identificação, perigos e riscos associados às substâncias químicas e o uso do Manual de Atendimento a Emergências, da Associação Brasileira da Indústria Química, foram os temas abordados nos dois dias. Os especialistas discutiram, em aulas práticas com equipamentos, aspectos de segurança e ações iniciais de resposta às emergências químicas, técnicas de contenção de substâncias químicas no solo e na água, coleta de amostras e monitoramento ambiental.

Mauro de Souza Teixeira, gerente do setor de Atendimento a Emergências, comemora a capacitação de 391 alunos, sempre com apoio da Escola Superior da CETESB. “Estamos preparando a quinta turma, que deve ocontecer em fevereiro próximo, nas dependências da Companhia. O compromisso no Projeto FEHIDRO é capacitar 540 pessoas, metas que esperamos atingir em breve”.