A CETESB aprovou a LI – Licença de Instalação da URE – Unidade de Recuperação Energética – Valoriza Santos, que terá a capacidade de receber e tratar resíduos urbanos recolhidos pelo serviço de coleta regular de sete municípios da Baixada Santista.
A termoelétrica terá potência instalada de 50 megawatts/hora e a energia elétrica gerada na URE será exportada a partir de uma subestação, interligada ao sistema da ONS – Operador Nacional do Sistema, via linha de transmissão. A quantidade de energia gerada será suficiente para atender a uma comunidade de aproximadamente 250.000 habitantes.
A licença foi emitida, no dia 2 de janeiro, pela Agência Ambiental de Santos, da diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental, e conta com 25 exigências técnicas, para a obtenção em definitivo da LO – Licença de Operação. O empreendimento será instalado ao lado do aterro sanitário da empresa CGR Terrestre, no bairro Sítio das Neves, que recebe de 1.400 a 1.500 toneladas de resíduos urbanos por dia.
A URE possibilitará resolver, em longo prazo, o problema da destinação e reaproveitamento dos resíduos coletados nos municípios de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Guarujá, Bertioga e Cubatão, destinados atualmente ao aterro sanitário CGR Terrestre.