Você está visualizando atualmente Licença ambiental libera início das obras para ampliação da estação São Joaquim do Metrô

As obras de ampliação da Estação São Joaquim, da Linha 1 – Azul, do Metrô, podem ser iniciadas. A CETESB, por meio de sua diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental, emitiu no início do mês de janeiro/24, para a Companhia do Metropolitano de São Paulo, a Licença de Instalação liberando a ampliação da estação, o que permitirá a integração com a Linha 6 – Laranja.

O licenciamento ambiental da ampliação da estação São Joaquim, localizada no bairro da Liberdade, iniciou-se a partir da análise do RAP – Relatório Ambiental Preliminar, com a emissão da LP – Licença Prévia. A intersecção da futura Linha 6 – Laranja com a Linha Azul, junto a essa estação, acarretará um aumento no fluxo de usuários, justificando a ampliação de suas instalações.

Atualmente, a estação São Joaquim atende uma demanda de aproximadamente 53 mil passageiros diários, devendo chegar a cerca de 200 mil no futuro. Para atender a previsão, o projeto prevê a expansão de área construída e melhoria nos acessos, como mais escadas de afluência ao mezanino, incrementos nos acessos ao viário local e um grande saguão com capacidade para comportar o aumento do fluxo de usuários.

O investimento estimado é de R$ 246,5 milhões, com geração de mais de 300 empregos na fase de implantação.

Layout geral da ampliação da estação São Joaquim – Fonte Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB