Você está visualizando atualmente Liberada licença ambiental para corredor que ligará o Grande ABC à Capital

BRT ABC Fase 2 complementará o trajeto que se inicia no Paço Municipal de SBC e termina nos Terminais Tamanduateí e Sacomã, conectando também usuários de Santo André e São Caetano do Sul

Os usuários de transporte público entre a capital e os municípios do Grande ABC estão mais próximos de serem servidos pelo Corredor de BRT – Bus Rapid Transport, com sistema rápido de ônibus elétricos por vias exclusivas.

A CETESB emitiu, no último dia 31/01, a LI – Licença de Instalação para implantação da Fase 2 do BRT ABC, empreendimento do ABC Sistema de Transporte SPE S.A., com extensão aproximada de 11,8 quilômetros, que se iniciará na divisa entre São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, e terminará nas estações de metrô e trem do Tamanduateí e o Terminal Sacomã, em São Paulo, permitindo também um fácil acesso à região central da capital.

A Fase 1 começou no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, em 2022, e prossegue até o ponto inicial da Fase 2. O corredor da Fase 2 inclui 13 paradas, 04 viadutos e 03 pontes, além de 04 passarelas que permitirão a interligação dos pedestres com os municípios de Santo André e São Caetano do Sul. Os ônibus elétricos serão movidos à bateria, com um sistema de recarga por rede aérea.

Na proposta de implantação do BRT ABC, foram considerados os estudos de demanda baseados na pesquisa origem e destino, realizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, que demonstraram grande demanda de movimentação entre os municípios de São Bernardo do Campo e São Paulo.

O BRT ABC tem previsão de beneficiar aproximadamente 173 mil passageiros/dia, que deverão percorrer o trajeto entre São Bernardo do Campo e São Paulo em até 40 minutos. O investimento estimado é de R$ 652 milhões, com prazo de implantação em 18 meses, e geração de empregos para cerca de 500 trabalhadores durante o pico das obras.

Desenho do projeto de paradas