Você está visualizando atualmente CETESB avança na capacitação às mudanças climáticas

A CETESB retomou, em 21/02, o curso de Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas, iniciado em agosto/23, em parceria com o FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos e com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

A atual etapa é de assessoria técnica com intuito de apoiar os mais de 60 participantes – agentes públicos municipais e estaduais e à sociedade civil da região do Alto Tietê – a produzirem propostas com foco na adaptação às mudanças do clima nas sub-bacias do Alto Tietê.

Conforme destaca Maria Fernanda Pelizzon, gerente do departamento de Sustentabilidade, da diretoria de Gestão Corporativa da CETESB, “os participantes submeterão os projetos as fontes de financiamento, que estão sendo tratadas durante a capacitação. Então, a assessoria técnica irá apoiar, esclarecer e orientar a elaboração das propostas coletivas de enfrentamento aos riscos climáticos, sendo uma etapa prática, considerando toda a teoria técnica desenvolvida ao longo da programação.

Durante o curso são realizados treinamentos com metodologias participativas e integradoras, considerando as particularidades de cada município e a atuação na identificação de vulnerabilidades e ampliação do conhecimento.

O treinamento busca identificar as possibilidades ou alternativas de medidas de adaptação para prevenção dos efeitos das mudanças do clima sobre os recursos hídricos e orientação na captação de recursos financeiros.

Liv Nakashima Costa, diretora de Gestão Corporativa, explicou que “com a iniciativa esperamos contribuir com a disseminação de informações e conhecimento. Estamos satisfeitos com a quantidade e diversidade dos participantes”.

Ao final da etapa está previsto um seminário voltado para a troca de experiências, apresentação dos projetos desenvolvidos pelos grupos de trabalho de cada subcomitê e o encerramento das atividades, previsto entre julho e agosto deste ano.

O curso contou com a presença de representantes da Defesa Civil, Secretarias Municipais, Prefeituras, SABESP, IPT, Universidades e Sociedade Civil.