Você está visualizando atualmente Evento discute gestão de resíduos sólidos em Votuporanga

A engenheira agrônoma Carolina Oliveira Rizzato, gerente da Agência Ambiental de Votuporanga, da CETESB, ministrou, em 05/03, no Auditório da UNIFEV, em Votuporanga, uma palestra sobre o “Atual Cenário da destinação final de RSU na região do Consórcio”.

Na ocasião a palestrante deu um panorama sobre a atuação da CETESB na gestão de resíduos sólidos urbanos e, em especial, a atual situação da disposição de resíduos nos 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, conhecido como CIDAS, que geram, aproximadamente, 138 toneladas de resíduos por dia.

Carolina Oliveira ressaltou os principais problemas enfrentados pelas gestões municipais no setor de resíduos urbanos, como a disposição inadequada, queima ao ar livre, dificuldade de novas áreas para instalação de aterros sanitários e a diminuição de vida útil. Em contrapartida, apontou as soluções de gestão, como a necessidade de implantação de programas de coleta seletiva, instalação de usinas de compostagem, aproveitamento energético, e programas de educação ambiental, que estimulem a redução de resíduos.

Ao final da apresentação, a palestrante transmitiu uma notícia positiva para os integrantes do CIDAS: a emissão da Licença Prévia, por parte da CETESB, que atesta que o empreendimento, a Usina de Triagem de resíduos sólidos urbanos, a ser construída na cidade de Votuporanga, é ambientalmente viável. O próximo passo será a solicitação da Licença de Instalação, para o início efetivo das obras.

O Consórcio, voltado ao desenvolvimento e execução de ações e projetos ambientais, com foco na gestão municipal sustentável, sediado na cidade de Cosmorama, é integrado pelos municípios de Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Meridiano, Monções, Macaubal, Parisi, Pedranópolis, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Votuporanga, Paulo de Faria e Valentim.