Você está visualizando atualmente A CETESB protetora das águas

A Companhia Ambiental de São Paulo tem na água sua origem. CETESB é sigla para Centro Tecnológico de Saneamento Básico, nome original da Companhia, em 1968. De lá para 2024, muitas funções foram incorporadas, resultando em novas atuações e um novo escopo, mas o trabalho e cuidado com água é contínuo desde do início.

A Companhia Ambiental Paulista monitora hoje mais de mil pontos de coleta em rios, reservatórios, praias e poços em todo o Estado, ação que envolve o comprometimento de mais de 200 profissionais, responsáveis por conduzir mais de 100 mil análises por ano.

A rede básica da CETESB conta com 519 estações de coleta manual e 20 estações automáticas. Os resultados das análises obtidas a partir da coleta manual são inseridos em sistemas de informação, para que os técnicos façam tratamento estatístico e cálculo dos índices de qualidade, produzindo dados que embasam a produção de relatórios anuais de qualidade de água, disponíveis no site da Companhia.

As 20 estações automáticas se encontram instaladas nas bacias dos rios Tietê, Paraíba do Sul, Piracicaba, Jundiaí, Atibaia e Sorocaba. Equipamentos de última geração medem Oxigênio Dissolvido, pH, Temperatura, Condutividade Elétrica e Turbidez das águas de rios e reservatórios, 24 horas por dia.

As informações de toda a rede básica de monitoramento de qualidade de água estão disponíveis no link: https://cetesb.sp.gov.br/infoaguas/. Esses dados permitem acompanhar a qualidade das águas brutas em pontos estratégicos, como em captações para abastecimento público. Além disso, a área de Controle da Companhia pode realizar ações rápidas, caso ocorram descargas irregulares de efluentes, mortandade de peixes ou acidentes ambientais.

A qualidade das águas é influenciada, principalmente, pelos lançamentos de efluentes domésticos e industriais. Outros fatores, como as chuvas, também modificam a qualidade dos corpos hídricos, por carrear para dentro deles os poluentes que estão depositados na superfície do solo. Para realizar uma avaliação consistente da qualidade da água é fundamental levar em consideração um período representativo, dessa forma é possível contemplar variações temporais, que podem influenciar no resultado de um ano para outro.

Esse fator demonstra a importância de séries contínuas de monitoramento, como as realizadas pela CETESB, graças aos dados produzidos por sua rede básica, desde o final da década de 70. Com base nestes dados é possível fazer análises conclusivas sobre a tendência de qualidade das águas, garantindo aos paulistas e aos paulistanos a preservação dos corpos hídricos do Estado e o desenvolvimento de políticas públicas eficazes.

O Dia Mundial da Água inspira reflexões e em tempos de extremos climáticos, que comprometem os recursos naturais, a CETESB mantém seu compromisso com a preservação desse recurso, fundamental para a manutenção da vida no planeta.