Você está visualizando atualmente Workshop visa aprimorar relatórios de emissão de gases de efeito estufa (GEE)

A CETESB organizou em 26 de março, evento online com o objetivo de aperfeiçoar os dados relativos às emissões de gases de efeito estufa (GEE) que são reportados anualmente à Companhia Ambiental. Contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), o workshop também destacou melhorias implementadas no sistema de relatórios. Entre elas, estão a facilidade de consulta de histórico, a possibilidade de retificação de informações e a inclusão de um novo campo destinado a comentarios e informações adicionais.

“O evento de hoje está alinhado com as principais diretrizes da nossa gestão. Queremos promover transparência e publicidade às informações que recebemos. Estamos em sintonia com as ações da SEMIL e também do MCTI; precisamos unir nossos esforços”, afirmou Thomaz Toledo, diretor-presidente da CETESB.
Durante as apresentações, foi destacada a importância da coleta, consolidação e divulgação desses dados para o mapeamento das emissões de GEE no estado e para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

“Essa é a primeira vez que promovemos um espaço para apresentação e discussão sobre a Decisão de Diretoria e o Sistema de Envio de Emissões de GEE da CETESB, com isso recebemos e conseguimos esclarecer muitas dúvidas. Esse é um passo importante para nós, para o setor produtivo paulista e para a sociedade”. Afirmou Maria Fernanda Garcia, Gerente do Departamento de Sustentabilidade da CETESB.

As apresentações foram conduzidas pela CETESB, com participações de Danielle Moreira, gerente da divisão de mudanças climáticas, Marcelo Brizzotti, gerente do departeamento de governança e inteligência de dados e Daniel Soler Huert, analista da divisão de mudanças climáticas. Guilherme Borba Lefevre, do Centro de Estudos para Sustentabilidade da FGV, e Renata Grisoli, do MCTI, também contribuíram com apresentações.

Para mais informações, acesse: https://cetesb.sp.gov.br/inventario-gee-empreendimentos/

Relatório Dinâmico

A CETESB recentemente lançou seu Relatório Dinâmico, contendo informações dos inventários apresentados no período de 2013 a 2020. O objetivo é proporcionar visibilidade e transparência para a sociedade paulista e para as empresas em relação aos dados dos setores com alto potencial de emissão.

Os inventários de emissão são obrigatórios para diferentes setores econômicos de São Paulo, licenciados pela CETESB, conforme listados no artigo 3º da Decisão de Diretoria 035/2021/P. Entre os setores abrangidos estão Alumínio, Cal, Cimento, Ferro e Aço, Instalações com consumo de combustível fóssil que emitam quantidade superior a 20.000 t/ano de CO2 equivalente, entre outros.

Para acessar o relatório dinâmico, visite: https://cetesb.sp.gov.br/inventario-gee-empreendimentos/relatorio-dinamico-de-emissoes-de-gee/