Você está visualizando atualmente CETESB promove webinar para capacitação de analistas Equatorianos sobre métodos de análise para POPs

A CETESB realizou, no dia 27 de março, webinar voltado para capacitação e transferência de tecnologia. O evento, intitulado “Implementação de Métodos de Análise para POPs (substâncias bromadas, dioxinas e furanos)”, foi direcionado aos analistas de laboratórios do Equador.

O Webinar aconteceu no contexto do Programa Nacional de Gerenciamento de Produtos Químicos, do Ministério do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica do Governo do Equador, administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante a abertura do evento, a Diretora de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Carolina Fiorillo Mariane, expressou a importância do intercâmbio entre as instituições. “O principal objetivo é a melhor gestão de substâncias químicas perigosas e, por consequência, a promoção da qualidade de vida.” Afirmou a diretora.

Além do Webinar, outras atividades estão em curso, através da Divisão de Análise Físico-química, visando capacitar os analistas do Laboratório Nacional de Qualidade das Águas e Sedimentos (LANCAS) para a completa implementação do método analítico para POPs, além de avaliar a capacidade instalada deste laboratório.

É responsabilidade do Centro Regional CETESB fortalecer as capacidades técnicas dos países signatários da Convenção de Estocolmo, para assegurar o cumprimento das obrigações decorrentes da mesma.

O Programa de apoio ao Governo do Equador é coordenado pela Gerente do Setor de Acordos Multilaterais, Lady Virginia Traldi Meneses, em conjunto com as docentes Maria Yumiko Tominaga, Gerente da Divisão de Análises Físico-químicas, e Camila Rodrigues da Silva, do Laboratório de Química Orgânica da CETESB, com o apoio da Escola Superior CETESB.