Você está visualizando atualmente Curso forma agentes na prevenção de contaminação de recursos hídricos

Técnicos do setor de Atendimento a Emergências da CETESB, nos dias 3 e 4 de abril, capacitaram a quinta turma do curso “Emergências Químicas – Prevenção e Minimização de Contaminação de Recursos Hídricos Agravada por Mudanças Climáticas”.

O alvo das informações, distribuídas em 16 horas, sendo 12 horas teóricas e quatro horas práticas, foram os representantes de entidades que atuam na prevenção de acidentes na indústria química, nas associações de distribuição de produtos químicos, nas secretarias de meio ambiente, na vigilância sanitária, nas associações de transporte terrestre, entre outros.

A iniciativa é uma contrapartida do projeto FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, que prevê habilitações aplicadas pela CETESB, para formar agentes que atuem na prevenção e minimização de ocorrências de contaminação decorrentes, principalmente, de acidentes rodoviários com transporte de cargas perigosas, com foco na proteção dos recursos hídricos.

A obrigação contratual com o FEHIDRO prevê a capacitação de 540 pessoas, dos 36 municípios da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – CBH-AT. A quinta turma contou com 111 participantes e, até o momento, foram capacitados 495 agentes.

As orientações da quinta turma foram voltadas aos profissionais que trabalham na UGRHI 6, que engloba os municípios: de Arujá, de Biritiba Mirim, de Ferraz de Vasconcelos, de Guararema, de Itaquaquecetuba, de Mogi das Cruzes, de Poá, de Salesópolis, de Santa Izabel, de Suzano, de Cotia, de Embu, de Embu Guaçu, de Itapevi, de Juquitiba, de São Lourenço da Serra, de Vargem Grande Paulista, de Guarulhos, de São Paulo, de Taboão da Serra, de Barueri, de Carapicuíba, de Itapevi, de Jandira, de Osasco, de Pirapora do Bom Jesus, de Santana do Parnaíba, de Caieiras, de Cajamar, de Francisco Morato, de Franco da Rocha, de Mairiporã, de Diadema, de Mauá, de Ribeirão Pires, de Rio Grande da Serra, de Santo André, de São Bernardo do Campo e de São Caetano.