Você está visualizando atualmente Municipalização ambiental é tema de encontro em Andradina

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, em parceria com o CIENSP – Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo, promoveu, em 08/05, na cidade de Andradina, um encontro para discutir a municipalização do licenciamento ambiental local.

Na ocasião foram apresentadas as principais ações deliberadas pelo CONSEMA 1/24, os desafios, e as exigências para que um município assuma o licenciamento ambiental local. A Agência do Vale – Consórcio do Vale do Paraíba relatou sua experiência pioneira de licenciamento por meio de consórcio, e ao final os presentes sanaram suas dúvidas com as equipes técnicas.

O diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, destacou a importância da parceria entre os órgãos estaduais e municipais para uma melhor gestão ambiental: “Entendemos que cada região, cada localidade, tem suas particularidades. A CETESB continua atuando ao lado dos municípios, prestando apoio e construindo soluções conjuntas.”

A reunião teve a participação de representantes dos consórcios AMNAP – Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista, AMVAPA – Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema, CINORP – Consórcio Intermunicipal do Noroeste Paulista e CIVAP – Consórcio Intermunicipal de Serviços da Nova Alta Paulista, que representam 74 municípios, além da presença dos prefeitos de Ilha Solteira, Andradina, Guaraçaí, Bento de Abreu e Tupi Paulista.

Pela CETESB estiveram presentes o gerente da Agência Ambiental de Araçatuba, Daniel Gomes Pinto; o gerente da Agência Ambiental de Dracena, Erico Cristiano Vidal; o gerente do departamento de Gestão Ambiental I, Cezar Valente; e o assistente da diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental, Paulo Rigonatti, além dos técnicos Tiago Samizava e Gean Carlos Garcia.