Você está visualizando atualmente Com licença ambiental aprovada ETE Anhumas será ampliada

A Agência Ambiental de Campinas, da CETESB, emitiu, em 10/06, uma LI – Licença de Instalação, para a ampliação da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – Anhumas, situada na cidade de Campinas, e operada pela SANASA – empresa de saneamento municipal, considerada uma das maiores estações do Estado.

Para o gerente da Agência Ambiental de Campinas, Adonai Pinto, o empreendimento representa uma alteração na concepção de uma ETE. “Será feito um retrofit, um processo de restauração, e a maior parte das estruturas serão substituídas. A ETE passará a contar com um processo de lodos ativados, seguido de filtração em membranas.” Explica.

A implantação possibilitará a produção de água de reuso, em função da eficiência de remoção de nutrientes, propiciada pela filtragem em membranas. “A reforma era aguardada, e será feita em atendimento a uma demanda do MP – Ministério Público, relacionada à despoluição da represa de Salto Grande, em Americana, que apresenta uma importância regional”, frisa o Gerente da Agência Ambiental de Campinas.

Por ser a principal fonte pontual de contribuição de nutrientes, a adequação da ETE Anhumas vai remover, por exemplo, nitrogênio e fósforo, com a consequente atenuação da eutrofização da represa, ou seja, será evitada a diminuição de oxigênio dissolvido na água, o que pode ocasionar a mortandade de peixes.

A obra também é relevante para a Bacia do PCJ, que engloba os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. “Hoje, a ETE faz lançamentos no Ribeirão Anhumas, que deságua no Rio Atibaia, este, por sua vez, forma a represa Salto Grande. Logo após a represa, o Atibaia encontra o Jaguari, e forma o rio Piracicaba, um dos principais corpos d’água da Bacia PCJ.” Conclui Adonai Pinto.

Layout da ampliação