Representantes da CETESB e da Agência Nacional de Águas (ANA) se reuniram em 19 de setembro para o workshop de lançamento da 2ª edição do Guia Nacional de Preservação e Coleta de Amostras. A primeira edição do guia foi publicada em 2012. O evento, realizado no formato híbrido no auditório Augusto Ruschi, em São Paulo, também foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da CETESB no YouTube.
A abertura foi conduzida pelos diretores-presidentes Thomaz Toledo, da CETESB, e Verônica Sanchez da Cruz Rios, da ANA, com a presença de Carolina Mariani, diretora de Qualidade Ambiental da CETESB, e Nazareno Marques, diretor da ANA. Durante o evento, especialistas da CETESB e da ANA apresentaram o conteúdo atualizado do guia. Entre os palestrantes, estavam Renan Lourenço, gerente da Divisão de Amostragem; Maria Inês Sato, gerente do Departamento de Análises Ambientais; Carlos Roberto dos Santos, gerente do Departamento de Laboratórios Descentralizados; Maurrem Ramon e Marcelo Medeiros, da ANA.
O guia, disponível também em espanhol, é uma ferramenta importante de capacitação, sendo uma referência nacional na área de preservação e coleta de amostras. Durante o workshop, os técnicos compartilharam o trabalho desenvolvido em São Paulo e em outras regiões do país.
Para Thomaz Toledo, a nova edição do guia reforça o papel da CETESB na transferência de tecnologia ambiental. “A adoção desse trabalho de referência nacional demonstra a responsabilidade da CETESB na sua missão institucional, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país”, afirmou.
Verônica Cruz destacou a parceria entre a ANA e a CETESB e expressou o desejo de ampliar essa cooperação. “Esperamos estimular outros estados a se unirem a nós para enfrentar os desafios futuros, como a redução da disponibilidade hídrica e o aumento da demanda no país”, comentou.
A nova edição do guia inclui atualizações normativas e técnicas, com informações sobre amostragem de águas subterrâneas, emergências químicas, coleta de areia para avaliação da qualidade das praias, e coletas para ensaios bioanalíticos. O guia também traz orientações sobre monitoramento automático da qualidade da água e melhorias nos procedimentos de controle de qualidade na amostragem e ensaios de campo.
O desenvolvimento desta publicação é fruto de uma parceria entre CETESB e ANA, iniciada em 2011, e reflete o contínuo aprimoramento das práticas de coleta de amostras ambientais, que a CETESB realiza desde 1977.
Ao final do evento, Nelson Menegon Júnior, assistente executivo da Diretoria de Qualidade Ambiental da CETESB, foi homenageado pela ANA com uma medalha em reconhecimento ao seu trabalho no monitoramento de águas. Menegon dedicou a homenagem a todos os profissionais da CETESB envolvidos na área de coleta, amostragem e laboratórios.