As CAs – Câmaras ambientais da CETESB são um instrumento de gestão ambiental e representam a diversidade do setor público e privado. No auditório da CETESB, em 27/11, representantes das CAs se reuniram para explanação do Balanço 2024.
A gerente da divisão de Coordenação Setorial da CETESB, Vivian Marrani de Azevedo Marques, durante a abertura do Workshop, destacou que as discussões promovidas revertem na elaboração de estratégias e promovem a melhoria da qualidade ambiental do estado de São Paulo. “Trata-se de um espaço fundamental para o debate democrático dos problemas comuns e da construção de propostas focadas na questão ambiental de forma articulada entre o poder público e privado”.
Ao longo dos anos, vários produtos foram criados pelas Câmaras Ambientais, na forma de sugestões para o aperfeiçoamento de normas e diretrizes, ou ainda, na elaboração de guias de boas práticas e outros documentos técnicos.
Erica Cristina Padovani, gerente do departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional da Companhia, explicou sobre o objetivo do Workshop e apresentou os resultados da Pesquisa de Satisfação. A Pesquisa de Clima foi direcionada aos representantes das 12 Câmaras Ambientais, entre 16 e 30 de setembro último, e teve a finalidade de avaliar a atuação da divisão de Coordenação Setorial e a performance das Câmaras Ambientais, no âmbito das consolidações das ações em 2024, e do planejamento para 2025.
Segundo a pesquisa, para o próximo ano, foram pontuadas sugestões, como: planejamento anual das reuniões, reuniões online ou híbridas; melhorar estrutura de atas e documentos; maior frequência de reuniões; objetividade das tratativas, das reuniões e dos resultados, e melhorar a divulgação do dia a dia das Câmaras e seus produtos.
O diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, lembrou que o trabalho feito pelas Câmaras Ambientais está ligado aos três Ds: “Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo”, e as CAs são um espaço onde a CETESB pratica as três regras, com intensidade, com envolvimento de diversos atores, com a melhor composição técnica da Companhia, com especialistas e autoridades nos assuntos. “É uma união rica, que aborda diversos temas ambientais e resulta numa química boa. A partir do diálogo construiremos a pauta de desenvolvimento sustentável”.
As Câmaras Ambientais presentes no Workshop foram: Indústria da Construção; Indústria Têxtil; Setor da Madeira, do Mobiliário e de Papel, Papelão e Celulose; Indústrias Química e Petroquímica; Comércio de Derivados de Petróleo; Gerenciamento de Áreas Contaminadas; Setor de Mineração; Setor de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação; Setor de Resíduos; Setor Sucroenergético; Mudanças Climáticas e Suinocultura
O workshop foi realizado com o apoio das seguintes entidades: ABICLOR, ABRAVA, ABTLP, ABREMA, AESAS, ASSOCIQUIM SINCOQUIM/SIMPROQUIM e UNICA.
Saiba mais sobre as Câmaras Ambientais em https://cetesb.sp.gov.br/camaras-ambientais/