São Paulo, dezembro de 2024 – A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) atestou em 2024 a recuperação de 2.785 hectares de mata nativa. Esse resultado supera os 1.853 hectares realizados em 2023, fruto da fiscalização do cumprimento dos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs).
Grande parte dessas áreas representa florestas que, sob diversos aspectos ambientais, apresentam condições de se manterem autossuficientes ao longo do tempo, ou seja, ecossistemas que se mantém sozinhos. As características principais da garantia dessa recuperação são variedades de espécies, cobertura de copa, solo regenerado, entre outras. Esse trabalho garante equilíbrio ecológico, preservação da biodiversidade e a continuidade dos serviços ecossistêmicos essenciais. As ações demonstram o impacto positivo dos TCRAs no fortalecimento da biodiversidade, o que consolida a recuperação de áreas degradadas e a promoção de paisagens sustentáveis no estado de São Paulo.
Foram emitidas em 2024, até novembro, 19 mil licenças ambientais e verificou o cumprimento de mais de 500 Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) com mais de 5 mil mudas, o que assegura que esses TCRAs foram cumpridos adequadamente e, portanto, representam um grande avanço para o desenvolvimento sustentável do estado.
Ainda em 2024 o corpo técnico da empresa foi reforçado com a chegada dos 224 novos funcionários públicos, ampliando seu quadro em 13%.
O reforço inclui 54 técnicos e 170 especialistas ambientais, entre analistas administrativos, ambientais, de tecnologia da informação e advogados. Realizado no primeiro semestre, o concurso público foi o primeiro desde 2012 e representa um marco importante para fortalecer a capacidade de fiscalização e licenciamento ambiental.
“Ano passado batemos recorde de emissão de licenças, esse ano, nosso foco foi em diminuir os estoques, nossa fila de processos, e tivemos resultados positivos” afirma Thomaz Toledo, diretor-presidente da CETESB.
Iniciativas Sustentáveis – A Cetesb recebeu 95 relatórios anuais de resultados de sistemas de logística reversa, evidenciando o compromisso com a sustentabilidade e a gestão de resíduos e lançou o primeiro Painel Dinâmico de Resultados de Logística Reversa do Brasil, dando aos consumidores e às empresas a oportunidade de acompanhar de perto e com detalhes como os sistemas de logística reversa funcionam.
O investimento em tecnologia e inovação também resultou em interfaces mais amigáveis para os sites de Qualidade do ar, Qualidade das Praias (litorâneas e interiores) e Águas Interiores com sondas de monitoramento automáticas e acesso em tempo real à população e demais órgãos interessados como, por exemplo, as companhias de água e esgoto, prefeituras, entre outros.
“Outro destaque importante foi o foco nas pessoas, tantos nossos clientes, que utilizam nossos serviços, quanto nos nossos funcionários, maiores responsáveis por essas conquistas”, finalizou o diretor-presidente.
Os resultados de 2024 refletem a eficiência e a eficácia da Cetesb em suas operações, além de seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a proteção ambiental. Esses avanços não apenas fortalecem a posição da Companhia como líder em gestão ambiental, mas também contribuem para um futuro mais sustentável para o Estado de São Paulo.