A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) vai investir R$ 8,6 milhões em novas estações automáticas, dotadas de avançados sistemas de medição, para o monitoramento da qualidade da água dos rios e reservatórios do estado. O anúncio será feito em evento alusivo ao Dia Mundial da Água, na próxima sexta (21).

Este investimento inclui a aquisição de duas estações para a região do Baixo Tietê, especificamente nos reservatórios de Barra Bonita e Promissão, e quatro estações para a bacia do Rio Piracicaba, que serão instaladas até o final do ano.

As novas estações farão parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Qualidade das Águas (SIMQUA), que foi inaugurado em junho de 2024 e marcou um avanço importante na transparência e eficiência do monitoramento ambiental. Atualmente, o SIMQUA permite que a população acesse dados em tempo real sobre a qualidade das águas dos principais rios e reservatórios do estado, com informações provenientes de 20 estações de monitoramento.

Os dados gerados pelas estações automáticas permitem realizar um acompanhamento contínuo da qualidade das águas nos locais monitorados. Anualmente, a CETESB publica o Relatório de Qualidade das Águas Interiores, com todas as informações da rede automática.

A CETESB desempenha um papel crucial na fiscalização e monitoramento dos corpos hídricos, visando prevenir o despejo irregular de poluentes. Em 2024, os programas de monitoramento de qualidade dos rios e reservatórios totalizaram 596 pontos de amostragem, incluindo 542 pontos da rede básica, 20 pontos de monitoramento automático e 34 praias monitoradas para balneabilidade.