Introdução

A Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo é uma instância de diálogo entre o setor do comércio varejista de derivados de petróleo, gás natural e biocombustíveis, e o sistema ambiental do Estado. Seu principal objetivo é equilibrar o desenvolvimento econômico do setor com a preservação do meio ambiente, buscando soluções sustentáveis e alinhadas com as políticas ambientais. Criada para discutir os impactos ambientais do comércio e da produção de derivados de petróleo, a câmara promove debates sobre questões como emissões de gases de efeito estufa, uso de recursos hídricos, destinação dos resíduos gerados e a implementação de tecnologias mais limpas.

Essa Câmara Ambiental é composta por representantes da indústria, comércio e derivados de petróleo, incluindo refinarias, distribuidoras e empresas de transporte e especialistas ambientais. A diversidade de participantes visa garantir uma abordagem multidisciplinar para os desafios ambientais do setor. As reuniões da câmara frequentemente resultam em propostas que podem influenciar na criação de normas regulatórias ou na melhoraria da gestão ambiental dentro das empresas envolvidas.

Uma das principais funções da Câmara Ambiental é facilitar o cumprimento das legislações ambientais em vigor, como a Política Nacional do Meio Ambiente, além de promover a adoção de práticas de responsabilidade social corporativa. Ao estimular a colaboração entre o setor público e o privado, a câmara busca não apenas minimizar os impactos ambientais, mas também incentivar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que possam reduzir a dependência de combustíveis fósseis e aumentar a eficiência energética.

Além disso, a Câmara Ambiental desempenha um papel importante na mediação de conflitos relacionados ao impacto ambiental causado pelo setor de petróleo. Questões como uso irregular das águas subterrâneas, derramamentos de óleo, contaminação do solo, poluição atmosférica e melhores tecnologias são pautas recorrentes. A câmara atua como um espaço de articulação onde as partes interessadas podem discutir soluções consensuais para mitigar os danos ambientais, promover a remediação de áreas afetadas e prevenir desastres futuros.

Por fim, a Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo representa um avanço importante na governança ambiental do setor energético. Seu trabalho é crucial para alinhar a exploração de recursos energéticos com as necessidades de preservação ambiental e a responsabilidade socioambiental. Com o avanço das mudanças climáticas e a pressão por uma transição energética, a câmara deve se manter como um fórum relevante para garantir que o setor evolua de forma sustentável.

Composição da Câmara

Atualmente a Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo possuí a seguinte composição:

  • Presidente da Câmara: José Alberto Paiva Gouveia – (SINCOPETRO)
  • Presidente Suplente: Maurício Prado Alves – (SINDTRR)
  • Secretário Executivo: Francisco Roberto Sette – CETESB
  • Secretário Suplente: Luiz Roberto Neme – CETESB

Entidades e Representantes do Setor Privado

  • SINCOPETRO – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO ESTADO DE SÃO PAULO
    Claudia Carvalheiro – Titular
    Sandra Huertas – Suplente
    Carla Margit – Convidada
  • BRASILCOM – Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis
    Delfim J. P. Oliviera – Titular
  • IPIRANGA – Produtos de Petróleo S.A.
    Luiz Alberto Fraga Weingaertner – Titular
  • REGRAN – Sindicato Comércio Varejista Derivados Petróleo ABCDMRR
    Aparecido Roberto Rodrigues – Titular
    Maria Aparecida Saboleski – Suplente
  • RAIZEN S/A – IBP – Energia S/A
    Cesar Garcia – Titular
  • RECAP – Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas
    Marcelo Caricol – Titular
  • SINDTRR – Sindicato Nacional dos Transportadores Revendedores Retalhistas
    Maurício Prado Alves – Titular
    Marcelo Gebara – Suplente
  • SINDICOMBUSTÍVEIS RESAN – Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e de Lojas de Conveniência, e de Empresas de Lava-Rápido e de Empresas de Estacionamento de Santos e Região
    Carolina Dutra – Titular
    José C. Hernandes – Suplente