O “IV Programa Internacional de Capacitación Intensiva para la Gestión Ambiental de los Productos Químicos y sus Desechos, en especial Contaminantes Orgánicos Persistentes (COPs) y Mercurio (Hg)” foi resultado de um projeto aprovado pelo programa de parceria entre Brasil e Japão denominado – Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), coordenado conjuntamente pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e executado pelo Centro Regional / CETESB.

O treinamento foi projetado de forma a atender às necessidades técnicas dos países Partes da Convenção de Estocolmo, sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes da região da América Latina e Caribe e outras regiões de interesse, como a África, e também promover a sinergia entre as Convenções dos Químicos.

O curso intensivo foi dividido em três módulos técnicos, a saber: Módulo I – Gestión ambiental de los productos químicos y sus desechos, en especial Contaminantes Orgánicos Persistentes (COPs) y Mercurio (Hg), Módulo II – Técnicas de coleta de muestras en matrices ambientales, e Módulo III – Determinación y monitoreo de Contaminantes Orgánicos Persistentes (COPs) y Mercurio en muestras ambientales y biológicas. O curso foi ministrado por 61 especialistas da CETESB e 5 especialistas convidados (total de 66 professores), com expertise aos temas correlatos à gestão ambiental dos Poluentes Orgânicos Persistentes, de modo a oferecer subsídios para a implementação da gestão ambientalmente adequada e do monitoramento ambiental dos Poluentes Orgânicos Persistentes e do Mercúrio, incluindo métodos padronizados para a coleta, amostragem e análise ambiental visando a capacitação técnica para, também desenvolver e implementar os Planos Nacionais de Implementação – PINs.

Contamos com a participação de 36 participantes no total, sendo 26 participantes provenientes de dez países do GRULAC e 10 participantes da CETESB. Os países custeados pelo projeto TCTP, para o quarto treinamento, foram: Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

A CETESB foi responsável pela execução do curso, a ABC pela divulgação e inscrições – General Information – GI pela página da instituição (www.abc.gov.br) e a JICA foi quem financiou grande parte dos gastos envolvidos na realização do curso, principalmente os gastos com viagem e estada dos participantes estrangeiros.

A quarta edição do Programa foi realizada no período de 12 de janeiro a 11 de fevereiro de 2015, na Sede da Escola Superior da CETESB, à Av. Frederico Hermann Jr, n. 345, São Paulo, SP, Brasil.