Os Cursos (on-line e presenciais) e Treinamentos Práticos Especializados – TPEs (presenciais) da CETESB da Agenda 2024, programados para realização até o mês de setembro, terão suas inscrições efetivadas de acordo com os critérios abaixo descritos.

Para os cursos com realização programada para o período de outubro a dezembro seguirão os critérios descritos no site https://cetesb.sp.gov.br/cursos-treinamentos/informacoes-inscricoes-outubro-a-dezembro-2024/

Na Agenda 2024, ao clicar no nome do curso, é possível verificar o período de inscrição, período de realização, perfil/pré-requisitos do participante, valor do investimento por curso e demais informações.

Período de vigência dos preços praticados na Agenda 2024: 02/01 a 31/12/2024.

ATENÇÃO: Os cursos e treinamentos têm prazos diferentes para a inscrição, e após o encerramento do prazo o interessado fica impossibilitado de efetivar inscrições.

Leia atentamente as informações abaixo, e clique aqui para se inscrever.

Deve-se atentar para o completo preenchimento dos campos.

Inscrições

Para se inscrever é necessário preencher ficha de inscrição em nosso site.

As inscrições serão efetuadas por ordem de chegada das Fichas de Inscrição dentro do prazo estabelecido para cada um dos Cursos ou TPEs, até completar o número de vagas. Caso haja excedentes, será feita uma lista de espera na ordem sequencial de recebimento das fichas.

Após o prazo de inscrição de cada Curso ou TPE, a Ficha de Inscrição é automaticamente excluída do sistema. Para informações/esclarecimentos contatar por e-mail: cursos@cetesbnet.sp.gov.br

A CETESB confirmará a existência de vaga aos interessados e posteriormente enviará boleto bancário, via e-mail, para pagamento à vista e antecipado à realização do Curso/Treinamento, com vencimento para até 10 dias da data da emissão.

Inscrições de participantes estrangeiros, não residentes no Brasil, deverão também ser feitas mediante preenchimento da ficha de inscrição constante no site da CETESB.

Os pagamentos deverão ser feitos por meio de transferência bancária internacional e as orientações sobre o prazo, e códigos necessários para a remessa serão transmitidos por ocasião da confirmação da reserva de vaga.

Observações:

A CETESB

  • não se responsabiliza por despesas com passagens, refeições e hospedagem, mesmo em casos de cancelamentos ou adiamentos de Cursos/Treinamentos.
  • as certidões negativas poderão ser obtidas através do link: https://cetesb.sp.gov.br/certidoes-negativas/.

Perfil/Pré-requisitos de cada curso

Será avaliada viabilidade de participação no curso ou treinamento.

As exigências indicadas em cada curso ou treinamento, em relação aos critérios de perfil/formação, visam adequar o conteúdo programático/metodológico ministrado ao grau de conhecimento/experiências do aluno, de forma a garantir aproveitamento individual e de grupo.

Ao efetivar o pagamento da inscrição, o interessado declara que está ciente das exigências de perfil/pré-requisito em cada curso ou treinamento. Na necessidade de comprovação em algum dos eventos, e, após análise da documentação for constatado que o interessado não atende à condição exigida, a reserva será cancelada.

Não havendo a necessidade de comprovação e, em caso de inscrição em condição diferenciada aos pré-requisitos especificados, é de inteira responsabilidade do solicitante os resultados alcançados com a capacitação.

Formas de pagamento disponíveis:

  • Boleto bancário (integral antecipado);
  • Boleto bancário (parcelado em até 3 vezes);
  • Faturamento a 30 dias (Nota de empenho/Contrato).

Observação: A CETESB não aceita pagamentos por meio de depósito/transferência bancária.

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser parcelado antecipadamente, em até 3 vezes, por meio de boletos bancários, com a última parcela vencendo até o 5º dia útil que antecede o término das inscrições de cada Curso/TPE, nas seguintes condições:

  • em 3 vezes para os inscritos no primeiro mês das inscrições;
  • em 2 vezes para os inscritos no segundo mês das inscrições.

Os inscritos a partir do terceiro mês deverão efetuar o pagamento integral. O prazo das inscrições poderá ser visualizado na Agenda, clicando no título do Curso/Treinamento.

O prazo para pagamento do boleto da 1ª parcela será de 10 dias da data da emissão, a partir da confirmação da existência de vaga e a sua quitação será condição para a emissão dos boletos das parcelas seguintes. O não pagamento de qualquer uma das parcelas acarretará o cancelamento automático da inscrição, com posterior devolução do valor pago, descontados 10% referentes a despesas administrativas, desde que cumpridos os prazos descritos em “Cancelamento de Inscrição” abaixo.

Observação: O parcelamento acima não se aplica aos cursos que terão início em março e abril/2024.

O interessado em lista de espera, quando da disponibilidade de vagas em decorrência de desistência de inscritos, deverá efetuar o pagamento do boleto até 2 dias úteis após o recebimento da confirmação da reserva de vaga.

No caso de não pagamento através do boleto enviado no prazo estipulado, a reserva será automaticamente cancelada, sem prévio aviso.

Nota de Empenho

A CETESB aceita Notas de Empenho emitidas por órgãos da administração direta, de natureza jurídica pública, no entanto, estão sujeitas à análise prévia da situação creditícia do órgão.

Qualquer tipo de restrição em nosso cadastro inviabiliza o faturamento pela nota de empenho, e a inscrição será efetivada somente mediante pagamento à vista e antecipado à realização do Curso/TPE, por meio de boleto bancário, com vencimento para até 10 dias da data da emissão, ou 2 dias úteis em caso de confirmação de reserva de vaga em lista de espera.

Para cadastros aprovados, a nota fiscal fatura e o boleto bancário correspondente serão emitidos e enviados após a realização do Curso/Treinamento, por e-mail, com vencimento para 30 dias da data da emissão da nota.

Às faturas pagas após o vencimento serão acrescidos multa e juros e acarretará suspensão do crédito junto à CETESB.

As notas de empenho deverão ser enviadas contendo: dados cadastrais completos do emitente (ou carimbo do CNPJ), dados cadastrais completos do credor, nome do Curso/Treinamento e dos participantes, assinatura e identificação do (s) ordenador (es) de despesa, até o prazo estipulado no e-mail da confirmação da reserva de vaga no Curso/Treinamento.

As inscrições serão confirmadas após o recebimento da nota de empenho contendo as informações acima, e a falta de recebimento do documento nas datas a serem estipuladas cancelará automaticamente a reserva da vaga no Curso/Treinamento, sem prévio aviso.

Para notas de empenho, aplicam-se as mesmas regras de cancelamento abaixo descritas e adotadas para as demais formas de pagamento, inclusive por motivo de desistência/cancelamento por parte do órgão da administração direta.

Condições para concessão de desconto

Desconto para estudantes de graduação e pós-graduação:

Desde que haja disponibilidade de vaga, a CETESB concederá desconto de 50% para pagamento à vista aos solicitantes que cumprirem os pré-requisitos abaixo.

Os interessados em pleitear vaga com desconto deverão atender ao perfil/pré-requisito do curso, solicitar a concessão do desconto encaminhando declaração de matrícula, emitida em papel timbrado, contendo nome da instituição de ensino, nome do curso, nome do aluno, data de início e data prevista para término do curso, comprovando a condição de estudante durante todo o período do Curso pretendido na CETESB, contendo assinatura e identificação do signatário. As declarações eletrônicas deverão conter código de verificação de autenticidade. Para os cursos cujo perfil/pré-requisito seja nível superior completo, os interessados que estejam cursando segunda graduação deverão apresentar, juntamente à declaração de matrícula, a cópia do diploma da primeira graduação, para comprovar atendimento ao perfil/pré-requisito.

Nenhum outro documento será aceito para concessão do desconto.

A declaração comprobatória da condição de estudante, e, quando for o caso, cópia do diploma da 1ª graduação, deverão ser enviadas em arquivo único, imediatamente após o preenchimento da ficha de inscrição para: cursos@cetesbnet.sp.gov.br.

A falta do envio do documento, ou caso o documento enviado não atenda aos critérios estabelecidos, impossibilitará a concessão de desconto, e o pedido de inscrição será cancelado automaticamente, sem prévio aviso.

Observações:

  • Somente deverá ser efetivado o preenchimento da ficha de inscrição, quando o interessado estiver de posse da declaração de matrícula.
  • As vagas com desconto para estudantes de graduação e pós-graduação são limitadas, com número de vagas diferenciadas para cada curso e são preenchidas por ordem de chegada.
  • Não há vagas com desconto para estudantes nos Treinamentos Práticos Especializados.
  • Não serão contemplados alunos especiais de pós-graduação.

Desconto para pessoas jurídicas

A CETESB concederá para pessoas jurídicas desconto de 5% para pagamento à vista, a partir de 3 (três) inscrições no mesmo curso, desde que todas as reservas de vagas sejam confirmadas no mesmo dia.

Exceções – não há desconto para pessoa jurídica:
  • nos Treinamentos Práticos Especializados.
  • nos pagamentos por Nota de Empenho.

Nota Fiscal

A nota fiscal será emitida ao final de cada Curso/Treinamento, em nome do tomador do serviço que efetivou o pagamento (pessoa física ou jurídica).

A impressão da nota deverá ser feita por meio do link enviado por mensagem pela Prefeitura de São Paulo.

Caso não seja recebido o link, solicitar o número do RPS – Recibo Provisório de Serviços – ao Setor Comercial (comercial_cetesb@sp.gov.br) e acessar o endereço https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/rps.aspx (obs. PMSP: A “página somente poderá ser utilizada pelos tomadores de serviço que não tenham senha de acesso ao sistema da Nota Fiscal Paulistana. Para os que já têm senha, a consulta deve ser efetuada pela opção – Consulte seus Créditos”).

Retenção de Impostos

Para pessoa jurídica, o pagamento deverá ser efetuado pelo valor líquido da taxa de inscrição, deduzidas as alíquotas de impostos pertinentes, de acordo com a legislação vigente e condições abaixo especificadas.

Observação: considerando a suspensão da exigibilidade de impostos federais e estaduais sobre a CETESB, pela Ação Cível Originária 2304/MC/SP de 31/03/2014, e a consequente revisão dos processos operacionais de emissão de notas fiscais de serviços, informamos que, desde o dia 01/08/2022, não há mais dedução de IR (Imposto de Renda) sobre as notas fiscais emitidas pela CETESB, para prestação de serviços a clientes externos (vide certidão de objeto e pé na página https://cetesb.sp.gov.br/certidoes-negativas/)

Empresas ligadas aos órgãos da administração direta, autarquias e fundações da administração pública deverão informar em campo específico da ficha de inscrição, caso não possuam convênio firmado para recolhimento de PIS, COFINS e CSLL sobre o serviço oferecido pela CETESB.

Imposto sobre Serviços – ISS

Nos termos da Lei Complementar 116/2003, art. 3º, “o serviço considera-se prestado, e o imposto, devido, no local do estabelecimento prestador”, ou seja, o ISS será recolhido pela CETESB, para a Prefeitura do Município de São Paulo.

Cancelamento de Inscrição

A CETESB se reserva o direito de cancelar ou adiar qualquer Curso ou Treinamento. Nesses casos, os inscritos serão informados até 7 (sete) dias úteis antes da data de início do Curso/Treinamento.

No caso de adiamento, os inscritos serão consultados para confirmação do interesse na nova data.

No caso de cancelamento, a CETESB devolverá integralmente o valor pago.

O cancelamento da inscrição por parte do interessado, com o ressarcimento do valor pago, só será aceito mediante solicitação via e-mail, até 7 (sete) dias úteis antes da data do início do Curso ou Treinamento, descontados 10% referentes a despesas administrativas.

A CETESB não devolverá o valor pago por motivo de desistência/cancelamento da inscrição para solicitações em períodos inferiores a 7 (sete) dias úteis antes da data do início do Curso ou Treinamento ou no decorrer do curso ou treinamento, podendo, neste caso, o interessado ficar com o material de apoio distribuído no Curso/Treinamento.

Obs.: Não é permitida a substituição de participante inscrito como pessoa física em Curso ou Treinamento.

Nos casos de pedidos atrelados a Nota de Empenho/Contratos haverá cobrança integral do valor da inscrição, para cancelamento, ou falta de cancelamento formal, ou desistência, em períodos inferiores a 7 (sete) dias úteis antes da data do início do Curso ou Treinamento, ou durante a sua realização.

Alterações de períodos de realização de Curso/Treinamento poderão ser consultadas aqui.

Esclarecimentos

Os docentes convidados, mencionados em alguns programas de Cursos/Treinamentos, poderão ser substituídos.

Material de Apoio

O valor da inscrição inclui o material de apoio fornecido em formato digital ou impresso.

Hospedagem

Para informações de hotéis, nas proximidades da CETESB, que poderão oferecer descontos aos alunos, contatar o AAAS – Setor de Serviços Auxiliares pelo Tel. (11) 3133-3364 ou solicitar por e-mail: cursos@cetesbnet.sp.gov.br

Certificado

Será concedido certificado aos participantes com frequência igual ou superior a 75% da carga horária de cada Curso ou Treinamento.

Informações Adicionais

Setor de Cursos e Transferência do Conhecimento – PDGC
Tel.: (11) 3133-3629 (das 08h00 às 17h00)
E-mail: cursos@cetesbnet.sp.gov.br

CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345
CEP 05459-900 – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
CNPJ: 43.776.491/0001-70
Inscrição Estadual: 109.091.375.118
Inscrição Municipal: 8.030.313-7

As informações acima poderão sofrer alterações. Consulte sempre o site da CETESB antes de efetivar qualquer pedido.