Conselho de Administração

O Conselho de Administração é órgão da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, de natureza colegiada e responsável pela orientação superior da Companhia, com prerrogativas e responsabilidades estabelecidas em lei, no estatuto social e em seu regimento interno.

O Diretor-Presidente da Companhia integra o Conselho da Administração enquanto ocupar esse cargo.

Servidor Público da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público.

Possui especialização em Gestão de Políticas Públicas e Governamental pela PUC-Rio e especialização em recuperação de Áreas degradadas pela Universidade Federal de Viçosa.

Graduado em Geologia pela Universidade de Brasília (2003), graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Brasília (2002) e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia, economia com foco no setor público, e licenciamento ambiental.

Ocupou cargos de coordenação, assessoramento e gestão no Ministério da Educação e no Ibama, sendo que no Ibama atuou entre os anos de 2019 e 2022 como Diretor de Licenciamento Ambiental. Desde 2023 atua como Subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Formado em Direito pela Universidade Mackenzie e MBA em gestão de Negócios pelo Ibmec-SP.

Empresário e gestor com ampla experiência nos setores público e privado, grande capacidade na liderança de equipes de alto rendimento, participante e membro diretor de Associações de Classe, Conselhos de Administração em grandes empresas e entidades filantrópicas, planejamento estratégico em situações de crise e grande experiência com setores governamentais e entidades empresariais. Vasta experiência no mercado imobiliário (33 anos), participando ativamente dos principais temas ocorridos nesse período e no desenvolvimento de inúmeros empreendimentos no Brasil, Argentina, Uruguai e EUA.

Palestrante, conferencista, tendo recebido diversos prêmios e comendas nacionais e internacionais por atuação no setor empresarial e na área pública. Atividades atuais: Sócio – AW Realty Incorporadora; Sócio Abytá Incorporadora; Membro do Conselho Administração – Athie Wonhart; Membro do Conselho de Administração – CETESB; Membro e Vice-Presidente do Conselho de Administração – Direcional Engenharia; Conselho de Administração 3o Setor – pró bono (Instituto Ayrton Senna, Amigos do Bem, Gerando Falcões, Hospital Cruz Verde, Instituto Liberta, ONG Nosso Olhar, Fundo Social do Estado de São Paulo). Entre outras atuações se destacam: Secretário Municipal das Prefeituras Regionais e de Investimento Social – Prefeitura de São Paulo (2017-2018); Vice Presidente Executivo Corporativo – Cyrela Brazil Realty (2004-2017); Vice Presidente – ABRAINC – Associação Brasileiras das Incorporadoras Imobiliárias (2014-2017); e Diretor – Redevco do Brasil Ltda (1999-2004).

Formado em ciências econômicas pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em ciências econômicas ela Universidade Santa Úrsula. Possui 40 anos de experiência em auditoria e contabilidade.

Fez carreira em auditoria externa independente na EY, onde entrou como trainee (em 1982) e atuou por 37 anos, dos quais 20 como sócio.

Aposentou-se da EY em 2019 e passou a atuar como conselheiro de administração, conselheiro fiscal e membro de comitês de auditoria de diversos grupos empresariais e empresas de capital aberto.

Auditor da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e acumula mais de 30 anos de experiência em órgãos públicos e na iniciativa privada.

Tem cursos de pós-graduação nas áreas de Direito Contratual e Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional.

Possui Master em Administração Tributária pelo Instituto de Estudios Fiscales de Madrid, Espanha.

Iniciou a carreira profissional, em 1982, na Caixa Econômica Federal, sendo que em 1986 foi aprovado no concurso para advogados da instituição, tendo chefiado o Departamento Jurídico no Estado de São Paulo de 1994 a 1998.

Em 2002 ingressou na carreira de Auditor Fiscal do Estado de São Paulo, tendo desempenhado diversas funções de gestão no âmbito da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. Foi Presidente do Tribunal de Impostos e Taxas por oito anos, de 2008 a 2015 e Coordenador do Contencioso Administrativo e Consultoria Tributária de 2019 a 2022.

Desde 2022 vem exercendo a função de Chefe de Gabinete da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Engenheiro agrônomo (ESALQ-1994), Mestre em Agricultura (ESALQ-1999), Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB-2008), experiência de 30 anos no campo socioambiental em planejamento, avaliação e formação nas áreas de sustentabilidade, políticas públicas, desenvolvimento territorial e de organizações.

Coordenou as estações experimentais de ciências florestais da USP (1998-2000), foi gestor público de meio ambiente na SEMA-BA (2011-2019), professor titular em Ciências Ambientais da UEFS (2000-2023), gestor na reparação do desastre da barragem de Fundão (2019-2022) e pesquisador da área ambiental desde 1996. É conselheiro da CETESB e tem atuação probono em organizações como IfE (Initiative for Equality – vice-presidente) e Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (vice-presidente).

Atuou com governança multistakeholder, como porta voz institucional, gestor de crises e de relacionamento institucional.

Advogada. É graduada em Direito pela Universidade do Oeste Paulista e possui 20 anos de experiência em órgãos públicos e na iniciativa privada.

Iniciou a carreira como estagiária no Escritório Abramides e Gonçalves Advogados, na cidade de Bauru.
Após ingressar na área pública, atuou como Assessora nas Secretarias da Administração Penitenciária e Casa Civil.

Se tornou servidora efetiva em 2009, exerceu os cargos de Diretora na Secretaria de Gestão Pública e Coordenadora no órgão central Recursos Humanos do Estado, sempre dedicada ao tema de gestão de pessoas.

Atuou também como Subsecretaria de Gestão, na Secretaria do Orçamento e Gestão.

Nos últimos anos ocupou assento em conselhos fiscais e de administração em empresas públicas.

Subsecretária de Energia e Mineração na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo.

Doutora pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Engenheira Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com experiência nos setores público e privado, atualmente é membro do Conselho de Administração da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Foi membro do Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

Foi Secretária-Adjunta da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) no Ministério de Minas e Energia (MME) e, anteriormente, ocupou o cargo de Diretora do Departamento de Combustíveis Derivados de Petróleo (DCDP) e de Coordenadora-Geral de Refino, Abastecimento e Infraestrutura no mesmo Departamento, onde trabalho com formulação de políticas públicas da área de energia. Funcionária do quadro da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), desenvolveu estudos prospectivos da matriz energética brasileira e estudos técnicos associados à oferta de derivados de petróleo para subsidiar o planejamento energético nacional.

Na iniciativa privada, trabalhou na área de trading de petróleo e seus derivados e biocombustíveis na Refinaria de Petróleos de Manguinhos e atuou na área de controle de qualidade de óleos lubrificantes industriais e automotivos na Shell Brasil.

Brasileiro, solteiro, possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014).

Procurador do Estado – Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Processo Coletivo Especialista em Direito Ambiental e Direito do Estado pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado-ESPGE/SP. Atualmente afastado junto à Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística para exercer a função de Diretor Executivo.

Possui graduação em Tecnologia em Química Ambiental (UTFPR), é Especialista em Gestão e Engenharia Ambiental (UFPR), Especialista em Regulação de Serviços Públicos (FGV) e Mestre em Poder Legislativo.

Atualmente é Consultora Legislativa na Câmara dos Deputados na área de Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional.

Já atuou como analista ambiental na Companhia Paranaense de Energia (Copel) e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de ter atuado como especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Em cargos de liderança, ocupou o cargo de Diretora de Licenciamento Ambiental no Ibama entre 2016 e 2017 e de Secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental e à Desapropriação no Programa de Parcerias de Investimentos – PPI de 2019 a 2022.

Advogado ambiental e biólogo. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Biologia pela Universidade de São Paulo e acumula 20 anos de experiência em órgãos públicos e na iniciativa privada.

Iniciou a carreira como estagiário da Assessoria Jurídica da CETESB (2000-2003). Após se formar, foi assessor técnico do Ministério do Meio Ambiente, onde trabalhou com unidades de conservação, combate à biopirataria e uso do patrimônio genético.

No IBAMA, foi servidor concursado por 10 anos, onde ocupou cargos de coordenação e foi Diretor de Licenciamento Ambiental. Liderou ações para aperfeiçoamento do licenciamento federal e coordenou a análise de projetos complexos de infraestrutura.

Integrou o Ministério de Minas e Energia, onde ocupou os cargos de Diretor de Meio Ambiente e Conselheiro Titular do CONAMA.

Nos últimos anos ocupou cargos executivos nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente.

Pós-Graduanda em ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa pelo SENAC.

Formada em Geociências e Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo. Acumula 15 anos de experiência em órgãos públicos.

Em 2009, lotada na Prefeitura Municipal de Embu-Guaçu, estado de São Paulo, desenvolveu vários trabalhos na Secretaria Municipal de Educação.

Em 2010, lotada no IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o principal provedor de dados e informações do país, fez a gestão do Censo Demográfico 2010 no município de Embu-Guaçu, estado de São Paulo.

Desde 2011 é Técnica Administrativa na CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo lotada na Diretoria de Gestão Corporativa e Sustentabilidade especificamente no Departamento de Pessoal e Cultura, onde já desenvolveu trabalhos relacionados a acompanhamento de frequência, férias, afastamentos e horas extras; atualmente, atua no ARAB – Setor de Benefícios Corporativos.

Desde maio de 2024, é membro do Conselho de Administração da CETESB como Representante dos Empregados

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal possui o funcionamento de forma permanente, sendo as responsabilidades e a forma de funcionamento deste Conselho estão definidas no estatuto social.

  • Guilherme Muraro Derrite – Titular – (Minicurrículo)
  • Gustavo Trein Ogawa – Suplente
  • Marcelo Bergamasco Silva – Suplente
  • Marcos Gerhardt Lindemayer – Titular – (Minicurrículo)
  • Michel Minerbo – Titular – (Minicurrículo)
  • Rafael Ramos da Silva – Suplente
  • Roberto Antonio Diniz – Titular – (Minicurrículo)
  • Roberto César de Oliveira Viégas – Suplente
  • Vinicius Faraj – Suplente
  • Yukimi Nagata – Titular – (Minicurrículo)

Diretoria

A Diretoria é composta por cinco membros, sendo um Diretor-Presidente, um Diretor de Gestão Corporativa com atribuições financeiras, um Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, um Diretor de Avaliação de Impacto Ambiental e um Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental, com as respectivas atribuições definidas no estatuto social.

Advogado ambiental e biólogo. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Biologia pela Universidade de São Paulo e acumula 20 anos de experiência em órgãos públicos e na iniciativa privada.

Iniciou a carreira como estagiário da Assessoria Jurídica da CETESB (2000-2003). Após se formar, foi assessor técnico do Ministério do Meio Ambiente, onde trabalhou com unidades de conservação, combate à biopirataria e uso do patrimônio genético.

No IBAMA, foi servidor concursado por 10 anos, onde ocupou cargos de coordenação e foi Diretor de Licenciamento Ambiental. Liderou ações para aperfeiçoamento do licenciamento federal e coordenou a análise de projetos complexos de infraestrutura.

Integrou o Ministério de Minas e Energia, onde ocupou os cargos de Diretor de Meio Ambiente e Conselheiro Titular do CONAMA.

Nos últimos anos ocupou cargos executivos nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente.

Formada em Engenharia Ambiental pela Unesp de Sorocaba, foi monitora da FIA Business School no curso de Gestão de Negócios e Valorização da Empresa, com mais de 15 anos de experiência na área ambiental e atuação nos setores público e privado.

Foi estagiária do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE de Sorocaba e posteriormente da CETESB, onde atuou no licenciamento e avaliação de impacto. Foi servidora concursada da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA (atual SEMIL), com passagem como Diretora do Centro de Políticas Públicas e Assessora Técnica do Secretário Adjunto, tendo acumulado experiência em planejamento, políticas públicas, planos estaduais e Parcerias Público Privadas.

No Setor Privado, passou por consultorias multinacionais, atuando no gerenciamento de projetos de equipes multidisciplinares, em projetos de licenciamento, gestão de programas ambientais, análise de conformidades ambientais (Due Diligence), projetos de conservação e recuperação ambiental, entre outros.

Também tem passagem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, onde atuou como especialista no Departamento de Desenvolvimento Sustentável, em projetos de apoio à conformidade ambiental, fomento à adoção de boas práticas no setor, participando de fóruns governamentais, empresariais e do terceiro setor, em âmbito estadual, nacional e internacional, nos debates voltados à temática do desenvolvimento sustentável e ESG.

Engenheiro Sanitarista e Ambiental – Universidade Federal de Santa Catarina e especialização pelo PMI, em Gerenciamento de Projetos. Com mais de 18 anos de experiência na área ambiental, com trabalhos na FUNASA – Fundação Nacional de Saúde e IBAMA- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, onde ocupou cargos técnicos e gerenciais. Na iniciativa privada atuou como consultor no licenciamento ambiental de empreendimentos de grande porte, com trabalhos em empresas de energia elétrica.

Formada em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos, com mestrado e doutorado em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e pós graduação com MBA em Gestão Estratégica Socioambiental em Infraestrutura pela FIA/SP.

É funcionária de carreira na CETESB, acumulando 20 anos de experiência no licenciamento com avaliação de impacto ambiental de empreendimentos de infraestrutura e de grande porte. Iniciou a carreira como técnica na área de licenciamento de empreendimentos de energia e desde 2007 tem coordenado as equipes nas análises de viabilidade ambiental de projetos de energia, saneamento, transportes, mineração e parcelamento do solo. Mais recentemente atuava como assistente executiva na Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental.

Bióloga pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre e Doutora em Ecologia de Ecossistemas aquáticos pela Universidade de São Paulo e pós-graduada com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

Possui 15 anos de experiência divididos entre os setores privado e público. É funcionária pública da EPE – Empresa de Pesquisa Energética e entre 2019 e janeiro de 2023, ocupou o cargo de Diretora de Qualidade Ambiental junto ao IBAMA, setor responsável pelo controle de substâncias perigosas, agrotóxicos, resíduos e emissões, estabelecimento de padrões de qualidade ambiental e Gestão do Cadastro Técnico Federal, além de ponto focal para autorizações no âmbito das Convenções de Estocolmo, Roterdã, Basiléia, Minamata e Protocolo de Montreal.

Trabalhou em conjunto com diversos órgãos como Ministério Público, TCU, AGU, Polícia Federal, agências reguladoras, diversos Ministérios, agentes regulados e outros.

Sua atuação no setor privado inclui consultoria ambiental e coordenação da área de sustentabilidade na Santo Antônio Energia durante o período de construção e operação da hidrelétrica de mesmo nome.
Na parte acadêmica, possui diversos artigos publicados no Brasil e no exterior.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria é o órgão técnico de auxílio permanente ao Conselho de Administração, sendo as responsabilidades e a forma de funcionamento deste Comitê estão definidas no estatuto social e em seu regimento interno.

Formado em ciências econômicas pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em ciências econômicas ela Universidade Santa Úrsula. Possui 40 anos de experiência em auditoria e contabilidade.

Fez carreira em auditoria externa independente na EY, onde entrou como trainee (em 1982) e atuou por 37 anos, dos quais 20 como sócio.

Aposentou-se da EY em 2019 e passou a atuar como conselheiro de administração, conselheiro fiscal e membro de comitês de auditoria de diversos grupos empresariais e empresas de capital aberto.

Em atualização

Formada em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Maranhão, com pós-graduação em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária pelo IPOG– Instituto Pós-graduação.

Com vinte anos de experiência, incluindo a execução de serviços de auditoria interna com realização de relatórios e fiscalização de atividades na Companhia Docas do Maranhão – CODOMAR. Desde maio de 2016 é contadora na Confisc Consultoria Fisco Contábil, realizando escrituração contábil, fiscal, contas a pagar e receber(financeiro), conciliação bancária e departamento pessoal.

É membro dos comitês de Auditoria Estatutário do Metrô de São Paulo e da CETESB.

Auditor, profissional de contabilidade com mais de 24 anos de experiência em firmas de auditoria privadas, dentre elas EY, KPMG, Chronus e Methodo, atuando nos setores da indústria, serviços e empresas públicas.

Especializado em auditoria de demonstrações financeiras, controles internos, mensuração de fatores de riscos, due diligence e avaliação de práticas de governança, dentre outros.

Qualificado em práticas de auditoria para BRGAAP, IFRS e CPC. Registrado nos órgãos profissionais Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI com habilitação CVM e membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON.

É membro dos comitês de Auditoria Estatutário do Metrô de São Paulo e da CETESB.

Comitê de Elegibilidade

O Comitê de Elegibilidade e Aconselhamento é responsável pela supervisão do processo de indicação e de avaliação de Administradores e Conselhos Fiscais, conforme definido no estatuto social e em seu regimento interno.

Membro do Comitê de Elegibilidade e Aconselhamento da Sabesp (até 11 de março de 2024 a pedido), em exercício no Comitê das empresas Emae e Cetesb desde 2021.

Bacharel em arquitetura com especialização em Gerenciamento de Projetos – Metodologia PMI pelo SENAC.

Atualmente Gerente de Abastecimento e Lazer, na SP Regula, autarquia do Município de SP, Assessora no Departamento de Águas e Energia Elétrica até dezembro de 2023, de Assessora na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente/Cetesb até dezembro 2022.

Exerci diversas atividades no setor público, tais como: Assessora Executiva da Empresa de Desenvolvimento Habitacional e Urbanismo de junho de 2016 a agosto de 2018, Assessora do Gabinete do Governo do Estado de São Paulo de fevereiro de 2015 a junho de 2016, Coordenadora do Comitê de Administração do Programa de Melhoria dos Gastos Governamentais de junho de 2012 a fevereiro de 2015, Coordenadora da Unidade de Formação Cultural de agosto 2009 a agosto 2011, entre outros cargos.

Em atualização

É membro do Comitê de Elegibilidade da Companhia desde junho de 2019.

Graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração e Ciências Econômicas e Contábeis da Universidade Mackenzie e em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas.

Trabalhou na então Secretaria do Meio Ambiente de dezembro de 1988 a abril de 2008, como Assistente Técnico do Departamento de Recursos Humanos e de maio de 2008 a janeiro de 2016 como Diretora do Departamento de Recursos Humanos. Atuou como Analista de RH, de fevereiro de 2016 a junho de 2016, no Departamento de Gestão de Recursos Humanos da CETESB.

Atuou de julho de 2016 a outubro de 2023 como Diretora do Departamento de Recursos Humanos da então Secretaria do Meio Ambiente, sendo, a partir de 2019, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e a partir de 2023 Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura Logística.

Desde novembro de 2023 atua na Assessoria Técnica do Gabinete da SEMIL.

Comitê de Ética

O Comitê de Ética é o guardião do Código de Conduta Ética e de Integridade da Companhia, atuando com autonomia e independência, conforme estabelecido em seu Regimento Interno. Sua função é essencialmente preventiva e consultiva, combatendo qualquer forma de assédio ou discriminação nos ambientes de trabalho e nas relações institucionais associadas.

Entre suas atribuições, o Comitê de Ética recebe, investiga, avalia e julga denúncias de violações ao Código de Conduta Ética e de Integridade, enviadas por meio do Canal de Denúncias.

O Comitê é composto por três membros, além de suas funções regulares na CETESB:

  • Maria Eugênia L. F. Marolla – Gerente da Divisão de Conformidade e Gestão de Riscos
  • Laura Montiel – Responsável pela Ouvidoria
  • Clodoaldo Macedo de Oliveira – Representante indicado pela Diretoria Colegiada

Suplente: Thales Andres Carra