A atuação da CETESB em situações de emergência geradas pelo vazamento de produtos químicos no ambiente tem por finalidade diminuir os impactos causados por esses episódios, tanto nas atividades do processo industrial quanto no transporte e na armazenagem.

Em reconhecimento à especialização da CETESB na prevenção e resposta aos casos de acidentes ambientais com produtos químicos, a OPS – Organização Panamericana da Saúde e a OMS – Organização Mundial da Saúde designaram a CETESB como “Centro Colaborador na Preparação de Emergências em Casos de Desastres”, para que a experiência adquirida ao longo dos anos possa ser partilhada com outros países e, desta maneira, se cumpra uma das missões da OPAS e OMS no que se refere à transferência de tecnologia na área de controle ambiental.

Desde a sua designação como Centro Colaborador, em 1992, a CETESB realiza uma série de atividades, em conjunto com o Programa de Preparativos para Casos de Desastres (PED) da OPAS/OMS, com a finalidade de transmitir a experiência a outras instituições dos países da América Latina.

Capacitação técnica nos Estados Unidos

Em maio de 2013 foi realizado, em Miami, o Workshop “Preparedness and Response to Chemical Emergencies”, para auxiliar países caribenhos de língua inglesa a elaborarem seus planos de emergência para eventos de grande impacto à saúde pública, incluindo as emergências químicas, pois essa é uma exigência do Regulamento Sanitário Internacional.

Estiveram presentes no workshop 28 alunos representando a área de desastres dos ministérios da saúde e do meio ambiente de 15 países do Caribe: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Jamaica, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Martinica e Turks e Caicos.

Os instrutores do curso foram técnicos da OPAS/México e da CETESB, por meio dos técnicos Edson Haddad e Sérgio Greif ambos do Setor de Atendimento a Emergências da CETESB.

Capacitação técnica no México

Na semana de 16 a 19 de julho de 2013, técnicos do Setor de Atendimento a Emergências da CETESB, participaram do Curso “Prevención, Preparación y Respuestas con Productos Químicos Peligrosos”, realizado em Tuxtla Gutiérrez, Capital do Estado de Chiapas, México. Organizado pela OPAS/México e Secretaria da Saúde Estadual, com apoio do Instituto de Proteção Civil e do Corpo de Bombeiros daquele Estado, o curso teve 32 horas de duração e foi realizado na Escola de Proteção Civil, contando com a participação de 95 alunos de 6 estados mexicanos, representando a Secretaria da Defesa Nacional, Marinha, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Meio Ambiente, Cruz Vermelha e do Instituto de Proteção Civil.

Os instrutores do curso foram técnicos da OPAS/México, Ministério da Saúde/Argentina e da CETESB, por meio dos técnicos Edson Haddad e Marco Antonio José Lainha, ambos do Setor de Atendimento a Emergências da Companhia, além de representantes de órgãos locais.

Os técnicos da CETESB ministraram aulas sobre os temas: Emergências Químicas: Conceitos básicos, Perigos associados aos produtos químicos, Equipamentos de proteção individual, Equipamentos de detecção ambiental, Descontaminação de equipamentos, Atendimento a emergências químicas, Apresentação de casos práticos, Plano de ação de emergência, Simulado teórico de acidente químico e Simulado prático de acidente químico.

Em novembro de 2010 a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde redesignou a CETESB como Centro Colaborador da OPAS/OMS em Prevenção, Preparativos e Respostas as Situações de Emergências Químicas. A designação será válida por um período de quatro anos (2010 / 2014).

Centro de Colaborador da OPS/ OMS – ceeq_cetesb@sp.gov.br Fones 24 horas 55 11 31334000/ 0800113560