Visando disponibilizar maiores informações sobre dutos, este item apresenta dicas de algumas instituições relacionadas ao assunto e respectivos endereços eletrônicos.

IBP – INSTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO E GÁS
Fundado em 1957, o IBP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover o desenvolvimento da indústria nacional de petróleo, petroquímica e gás. Conta hoje com 187 empresas associadas, compreendendo companhias que atuam nos ramos da cadeia de petróleo, petroquímica, gás, bens e serviços. Desenvolve atividades de natureza técnica e institucional como projetos, estudos, cursos e eventos, sendo um importante fórum de interlocução da indústria petrolífera com os órgãos governamentais nas questões relacionadas à nova regulamentação do setor.

Mantém contatos permanentes com várias associações empresariais e profissionais do país e do exterior, sendo responsável pela Secretaria do Comitê Nacional do WPC – World Petroleum Congresses.

Promove eventos como o Rio Oil & Gas Expo, realizado de dois em dois anos sendo o próximo em 2004; o Rio Pipeline Conference & Exposition 2003, a ser realizado em outubro de 2003, no Rio de Janeiro entre outros. Consultar a página de eventos.

Oferece cursos nas áreas de Manutenção e Engenharia de Equipamentos, Inspeção e Segurança Industrial, Instrumentação e Automação, Laboratório Técnico, Petróleo, Gás e Combustíveis, Petroquímica e Segurança, Qualidade e Meio Ambiente. Acessar diretamente: cursos@ibp.org.br.

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO (ANP)
A ANP é uma autaquia integrante da Administração Pública Federal, vinculada ao Ministério das Minas e Energia, com a finalidade de promover a regulação, a contratação, a monitoração e a fiscalização das atividades integrantes da indústria de petróleo. Foi criada pela Lei Federal Nº 9.478/1997 e regulamentada pelo Decreto Federal Nº 2.455/1998.
Além de informações gerais sobre os campos de atuação da Agência, podem ser encontradas informações sobre petróleo, derivados e gás natural, sobre legislação e eventos técnicos, entre outros.

TRANSPORTADORA BRASILEIRA GASODUTO BOLÍVIA/BRASIL (TBG)
A TBG é a empresa responsável pela operação do gasoduto Bolívia – Brasil, em solo brasileiro. Este duto possui 3.150 km de comprimento, entre Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) a Canoas (Rio Grande do Sul), sendo 2.593 km somente no Brasil. A TBG também disponibiliza o gás natural às companhias distribuidoras de cada estado por onde passa o gasoduto, isto é, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com capacidade de transporte de até trinta milhões de metros cúbicos/dia.

PORTAL GÁS E ENERGIA
Como o próprio nome diz, trata-se de um portal onde estão contidas diversas informações sobre Gás Natural e outras formas de energia. Disponibiliza agenda de eventos na área, bem como relação de postos distribuidores de gás natural veicular (GNV).

REDE GÁS E ENERGIA
É uma rede de “excelência” dedicada ao desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil, por intermédio de parcerias estratégicas, desenvolvidas entre empresas que atuam neste mercado. Estas parcerias abrangem, além das empresas, universidades, centros de pesquisa e tecnologia e organizações governamentais.

PETROBRAS
A PETROBRAS, por intermédio da TRANSPETRO (PETROBRAS DISTRIBUIDORA), atua no transporte marítimo, por dutovias e terminais. Opera 10.000 km de dutos em todo o país, incluindo oleodutos, polidutos e gasodutos. Os oleodutos e polidutos são adminstrados pela TRANSPETRO, enquanto que os gasodutos são administrados pela GÁSPETRO. A PETROBRAS vem desenvolvendo uma série de projetos na prevenção e no combate de acidentes ambientais nas suas instalações em todo o país, os quais podem ser melhor conhecidos pesquisando suas páginas na internet: