Reunião Técnica – Balanço de CO2 em Reservatórios acontece dia 13

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) convidam a comunidade em geral para “Reunião Técnica – Balanço de CO2 em Reservatórios” que acontece no dia 13 de Agosto (quinta-feira), às 13h30, no Consulado Britânico situado na rua Ferreira de Araujo, 741, Alto de Pinheiros (SP). Entrada franca. Em pauta, palestras sobre os seguintes temas: As emissões das hidrelétricas e o Inventário Nacional de Gases de Efeito Estufa, com Mauro Meirelles, do Ministério de Ciência e Tecnologia; Apresentação do Balanço de CO2 em Reservatórios, por Bohdan Matvienko, Pesquisador e Professor Aposentado da USP. Informações e Inscrições: (11) 3133 – 3378 ou n ozonio@cetesbnet.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O Brasil tem cumprido através dos projetos do chamado Mecanismo do Desenvolvimento Limpo (MDL) os compromissos firmados internacionalmente quanto à redução de emissões dos gases de efeito estufa. A Organização das Nações Unidas (ONU) via Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC) analisou o documento de concepção (PDD) de 3.296 projetos registrados, em processo de registro ou em validação. A ONU concluiu que cerca de 36% dos projetos apresentam transferência de tecnologia, ou seja, utilizam tecnologias anteriormente não disponíveis nos países anfitriões. Esses projetos somam 59% das Reduções Certificadas de Emissões dos Gases de Efeito
Estufa (GEEs).

China, Índia, Brasil e México respondem por 77% do total de projetos de MDL no mundo. Os três primeiros, apesar de liderarem a lista, são os menos beneficiados pela transferência. O México é praticamente líder nesse aspecto, com quase todos os projetos (91%) sendo apontados como promotores de transferência tecnológica. A tecnologia transferida é originada na maior parte das vezes do Japão, Alemanha, Estados Unidos, França e Grã-Bretanha. O estudo “Analysis of Technology Transfer in CDM Projects” será utilizado pela ONU na avaliação de desempenho do MDL quanto ao cumprimento de seus objetivos no primeiro período de compromissos do Protocolo de Quioto. O documento pode ser obtido no site http://cdm.unfccc.int.

Na realização da “Reunião Técnica – Balanço de CO2 em Reservatórios” o Projeto de Inventário de Gases do Efeito Estufa do Estado de São Paulo, o Programa Estadual de Mudanças Climáticas (Proclima), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), a Secretaria do Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. Apoio: Embaixada Britânica e Consulado Britânico.
Texto
Rosi Cheque
Fonte: www.midiasocial.rejuma.org.br/