Versão: Português | English

O Relatório de Referências do Setor de Uso da Terra, Mudança de Uso da Terra e Floresta (UTMUTF) é parte integrante do 1º Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeitos Estufas Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo, que foi um projeto coordenado pelo PROCLIMA/CETESB com o apoio da Embaixada Britânica.

O presente relatório foi realizado pela FUNCATE com o apoio do INPE e colaboração da equipe da CETESB. A FUNCATE é uma instituição com vasta experiência na área de sensoriamento remoto; interpretação de imagens de satélites e de aerolevantamento; mapeamento e monitoramento ambiental; entre outros. Além disso, tem vasta experiência na realização de inventários do setor de UTMUTF, sendo a responsável pelos Inventários Brasileiros deste setor.

Diferentemente do que foi observado nos Inventários Brasileiros, onde o Setor de UTMUTF é o responsável pela maior parte das emissões de CO2, no Estado de São Paulo foi observada remoção. Este fato deve-se não somente ao fato do desmatamento no Estado já ter ocorrido durante o Séculos XIX e XX, mas também aos esforços de manutenção de áreas com florestas, mudanças de culturas cultivadas e reflorestamento de áreas, indicando que os esforços de recuperação de áreas degradadas não têm sido em vão.

Apoio: UK

Atualizado em março de 2020