Emissões do Setor Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (2011 – 2015)

 

A Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) trazem a público o 3º Inventário de “Emissões e Remoções do Setor de Uso da Terra, Mudanças de Uso da Terra e Florestas (2011 a 2015)”.

O presente inventário foi elaborado pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE). Contou com acompanhamento técnico da CETESB e teve a revisão da Dra. Thelma Krug, que atualmente é uma das vice-presidentes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Foi realizado com recursos de projeto desenvolvido pela Unidade de Gestão Local do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (SMA), com apoio do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O cruzamento de imagens de satélites com mapas de solos, de biomas, de municípios, da vegetação entre outros, permitiu a elaboração dos mapas de uso e cobertura da terra dos anos de 2011 e 2015. Estes mapas foram adicionados à série histórica existente desde 2005 (que foi recalculada na presente publicação), e seguem a tendência já observada de remoções de dióxido de carbono (CO2) que ocorreu no Estado desde o ano de 2009.

No período de 2011 a 2015 foram removidas da atmosfera 49 milhões de toneladas de CO2. Estes valores servem como um indicador de sucesso das políticas públicas não só relacionados à mitigação das emissões de gases de efeito estufa, como também às mudanças climáticas, à restauração florestal e consequentemente à recuperação da biodiversidade do estado.