uso-da-terra-botton-up_2008-2011
O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por queima de combustíveis no Estado de São Paulo (1990 a 2008) é parte integrante do Inventário Estadual do Setor de Energia, que inclui todas as emissões antrópicas de GEE devidas à produção, transformação e ao consumo de energia, incluindo, tanto as emissões resultantes da queima de combustíveis, quanto às emissões de fuga na cadeia de produção, transformação, distribuição e consumo de energia.

Dentro do subsetor de queima de combustíveis, foram utilizadas abordagens distintas baseadas na metodologia do IPCC (1996): a abordagem de referência (top-down) e a abordagem setorial (bottom-up). O método top-down considera apenas a oferta de energia no estado, sem o detalhamento sobre como essa energia é consumida para estimar as emissões de dióxido de carbono (CO2). O método bottom-up identifica onde e como ocorrem as emissões em cada setor, a abordagem setorial realizada neste trabalho permite estimar as emissões de CO2 e outros gases que causam efeito estufa em um nível mais desagregado,  possibilitando a identificação dos setores com maiores emissões.

O relatório é composto de duas partes. Na primeira são calculadas e analisadas as emissões setoriais de CO2 e, na segunda parte, são calculadas e analisadas as emissões setoriais de outros gases não-CO2 que contribuem para o agravamento do efeito estufa.

A elaboração do presente documento foi realizado pela CICLO AMBIENTAL com a supervisão da CETESB, dentro do “Projeto Apoio à Política Climática do Estado de São Paulo” sob a coordenação do PROCLIMA/CETESB, com o apoio da Embaixada Britânica do Brasil.

 

Apoio: UK