energia-topdown

O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por queima de combustíveis no Estado de São Paulo é parte integrante do Inventário Estadual do Setor de Energia, que inclui todas as emissões antrópicas de GEE, devidas à produção, transformação e ao consumo de energia. Inclui tanto as emissões resultantes da queima de combustíveis, quanto às emissões de fugas na cadeia de produção, transformação, distribuição e consumo de energia.

A elaboração do Inventário de Emissões por queima de combustíveis foi realizado conforme a parceria entre CETESB e CICLO AMBIENTAL, seguindo o “Projeto Apoio à Política Climática do Estado de São Paulo” sob a coordenação da CETESB e o apoio da Embaixada do Reino Único no Brasil.

O Inventário de Emissões de GEE por queima de combustíveis foi dividido em duas abordagens distintas, a abordagem de referência (top-down) considera apenas a oferta de energia no Estado, sem o detalhamento sobre como essa energia é consumida para estimar as emissões de CO2 e a abordagem setorial (bottom-up) identifica onde e como ocorrem as emissões.

O relatório, dividido em duas abordagens distintas, ou seja, em dois documentos, apresenta uma descrição do sistema energético paulista, indicando a evolução na oferta interna bruta das diversas fontes energéticas. As análises realizadas nestes trabalhos evidenciam a ocorrência do crescimento relativo das fontes renováveis no sistema energético paulista. No caso de São Paulo, esta mudança se deve principalmente à substituição de combustíveis fósseis pelos derivados da cana, com destaque para o bagaço de cana na produção de energia.

 

Apoio: UK