• Sobre o Evento

    Seguindo o procedimento das reuniões anteriores, a 8ª Reunião de Coordenação do Grupo de Trabalho do Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo ocorreu na sede da CETESB, no Auditório Augusto Ruschi, no dia 01/10/2010. A realização destas reuniões visa promover a participação de diferentes setores econômicos e da sociedade em geral no processo de elaboração das estimativas de emissões de gases de efeito estufa do Estado de São Paulo, conferindo transparência e qualidade aos trabalhos.Nesta reunião, foram proferidas palestras de representantes do Instituto Mauá de Tecnologia (estimativas dos setores de transporte rodoviário e aéreo e de gases fluorados), CETESB (resíduos e efluentes), FUNCATE (mudanças de uso da terra e florestas), EMBRAPA (agropecuária), Ciclo Ambiental Engenharia Ltda. (energia, abordagens setorial e de referência) e ABIQUIM (processos industriais no segmento petroquímico). As apresentações buscaram apresentar um panorama das metodologias adotadas, das dificuldades enfrentadas e alguns resultados obtidos. Por orientação da coordenação do projeto, os resultados contendo valores das emissões não foram apresentados, já que os relatórios entregues ainda estão sujeitos a revisões, passarão por consulta pública e serão apresentados oficialmente no lançamento oficial do documento.Todas estas instituições fazem parte da rede de parceiros organizada pela CETESB, coordenadora do projeto “Apoio à Política Climática do Estado de São Paulo”, para a elaboração do primeiro Inventário Estadual de São Paulo, desenvolvido com apoio da Embaixada Britânica. Esta rede de instituições parceiras é composta ainda por diversas outras instituições que contribuíram diretamente na elaboração das estimativas ou forneceram os dados necessários para a construção deste mapa das emissões do estado desde 1990 a 2008.Todos os inventários foram elaborados com base na metodologia proposta pelo 1996 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories (Diretrizes para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa IPCC 1996), com complementações do Guia de Boas Práticas IPCC 2000 e das diretrizes IPCC 2006). Esta metodologia é utilizada nas estimativas nacionais de todos os países signatários do Protocolo de Kyoto e foi adotada pelo Inventário Paulista para que os resultados nacionais e do Estado de São Paulo sejam comparáveis e permitam situar a participação do estado nas emissões brasileiras.

    Esta foi a última reunião realizada neste formato no âmbito do projeto. O Inventário encontra-se em fase de conclusão, com os relatórios de referência dos diferentes setores emissores em fase de consulta pública para serem revisados e lançados em sua versão final.

    A memória das apresentações desta reunião e a lista de participantes encontra-se disponível no documento “Memória: Oitava Reunião de Coordenação do Inventário de GEE do Estado de SP” em formato PDF, na seção de Downloads.

  • Notícias
  • Álbum

    Fotos: Bruna Oliveira e José Jorge

  • Downloads

    Memória 
    Memória: Oitava Reunião de Coordenação do Inventário de GEE do Estado de SP

    Áudio
    Oitava Reunião de CoordenaçãoParte 1 de 8

    Oitava Reunião de CoordenaçãoParte 2 de 8

    Oitava Reunião de CoordenaçãoParte 3 de 8

    Oitava Reunião de CoordenaçãoParte 4 de 8

    Oitava Reunião de CoordenaçãoParte 5 de 8

    Oitava Reunião de CoordenaçãoParte 6 de 8

    Oitava Reunião de CoordenaçãoParte 7 de 8

    Oitava Reunião de CoordenaçãoParte 8 de 8

  • Realização
    Apoio: uk_2010
    Realização: prozonesp (2)
    proclima biogas cetesb (1) sma gov_sp_2009_hor

Atualizado em março de 2020