Realização: Divisão de Mudanças Climáticas – PIC/ CETESB

Coordenação: Programa Estadual de Mudanças Climáticas Globais – Proclima

 

Resíduos Sólidos e Efluenetes Líquidos (2009-2010)
1
Proponente Paulo Hélio Kanayama
Dúvida/ Sugestão Sugestão
Seção do Documento Pág. 21, linhas 4 a 8.
Texto Atual Deve ser considerado que mesmo com a melhora no gerenciamento e disposição de resíduos, ainda assim, há indicadores que revelam a necessidade de ações como reciclagem, entre outras, para reduzir a quantidade de resíduos disposta o que, consequentemente, traduziria um melhor aproveitamento dos recursos naturais e uma redução dos custos de disposição.
Sugestão Deve ser considerado que mesmo com a melhora no gerenciamento e disposição de resíduos, ainda assim, há indicadores que revelam a necessidade de ações de redução na fonte, reutilização e reciclagem, nesta ordem de importância, para reduzir a quantidade de resíduos disposta o que, consequentemente, traduziria um melhor aproveitamento dos recursos naturais e uma redução dos custos de disposição.
Justificativa da Sugestão Encaminhada A redução na fonte e a reutilização são mais importantes do que somente a reciclagem. O inventário deveria incentivar e divulgar a importância da política dos 3R´s e de práticas de Gerenciamento Integrado de Resíduos.
Decisão/ Justificativa Proclima Sob análise