- Sobre o Evento
A realização da 7ª Reunião de Coordenação do Grupo de Trabalho do Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo para o período 1990-2008, realizada no Auditório Augusto Ruschi, na sede da CETESB no dia 06/08/2010, trouxe representantes de diversas instituições envolvidas na elaboração do documento para apresentarem seus trabalhos e prestarem contas de suas atividades. A 7ª Reunião, seguindo a proposta da Coordenação do projeto, serviu mais uma vez para possibilitar discussões sobre aspectos técnicos, políticos e institucionais do Inventário Estadual, exposição e solução de dúvidas e articulação de contatos.Ronny Potolski, da PETROBRAS, deu início à apresentação com uma fala sobre o trabalho de estimativas das emissões das fontes estacionárias da companhia, descrevendo a participação da empresa no projeto, a metodologia aplicada, as dificuldades encontradas e as soluções propostas. As estimativas da empresa deverão contar com elevado grau de precisão, já que contam com os dados fornecidos pelo SIGEA, o Sistema de Gestão de Emissões Atmosféricas da PETROBRAS.Roberto Peixoto e Érica Tachibana, do Instituto Mauá de Tecnologia, instituição encarregada das estimativas dos setores de gases fluorados e emissões dos setores de transporte rodoviário e aéreo, apresentaram o andamento dos dois setores. Roberto Peixoto descreveu a aplicação dos gases fluorados em setores da indústria como de equipamentos de refrigeração, espumas, geladeiras, produção de alumínio, entre outros, e narrou as definições metodológicas adotadas, com base nas recomendações dos métodos IPCC de 1996 e 2000. Érica Tachibana apresentou resultados parciais sobre as emissões dos setores de transporte aéreo, que conta com a colaboração da ANAC, DAESP e INFRAERO, e o rodoviário, apoiado pelo IEMA, que atua também nas estimativas do Inventário Nacional.
A consultoria Ciclo Ambiental, representada na 7ª Reunião por Marcos Cunha e Paula Chrestan, também relatou o desenvolvimento das atividades das estimativas do setor de energia, o setor que mais emite no Estado de São Paulo, apresentando alguns resultados percentuais sobre o perfil emissor do setor no período.
As estimativas de emissões do Estado de São Paulo já estão em fase adiantada. Diversos trabalhos já foram entregues e revisados pelo PROCLIMA – Programa Estadual de Mudanças Climáticas da CETESB, e em breve serão apresentados para Consulta Pública. Este mecanismo de consulta visa dar maior transparência e legitimidade ao Inventário Estadual, oferecendo às partes interessadas a possibilidade de entender como o trabalho está sendo realizado, fazer sugestões, críticas e correções, que contribuirão para a construção de um documento com qualidade e legitimidade à altura da importância do Estado de São Paulo.
A previsão é de que os documentos serão disponibilizados no site do GEESP para consulta pública em meados de outubro. Informações mais precisas sobre esta data em breve serão divulgadas através das listas do PROCLIMA e nos sites do GEESP e do PROCLIMA.
A memória das apresentações desta reunião e a lista de participantes encontra-se disponível no documento “Memória: Sétima Reunião de Coordenação do Inventário de GEE do Estado de SP” em formato PDF, na seção de Downloads.
- Notícias
- Álbum
Fotos: José Jorge
- Downloads
Memória
- Memória: Sétima Reunião de Coordenação do Inventário de GEE do Estado de SP
Palestras
Áudio
- Sétima Reunião de Coordenação – Parte 1 de 6
- Sétima Reunião de Coordenação – Parte 2 de 6
- Sétima Reunião de Coordenação – Parte 3 de 6
- Sétima Reunião de Coordenação – Parte 4 de 6
- Sétima Reunião de Coordenação – Parte 5 de 6
- Sétima Reunião de Coordenação – Parte 6 de 6
- Apoio e Realização: