O que são: Algas e cianobactérias são organismos unicelulares ou multicelulares que fazem parte da comunidade produtora primária de um ecossistema aquático chamada fitoplanctônica, podendo constituir a base da cadeia alimentar desse ambiente. Utilizando a energia solar, transformam nutrientes minerais em matéria orgânica, fenômeno conhecido como fotossíntese.

Florações: As florações geralmente apresentam alteração na coloração da água com natas na superfície e podem ter duração de dias, semanas até muitos meses

Causas e conseqüências:
As causas das florações estão relacionadas às atividades humanas que vêm causando um crescente enriquecimento artificial dos ecossistemas aquáticos (eutrofização), devido à extensa utilização de fertilizantes na agricultura, a descarga de esgotos industriais e domésticos sem tratamento adequado, a destruição da mata ciliar dos mananciais, a alta taxa de urbanização e a falta de saneamento básico.
A ocorrência de florações de cianobactérias nos corpos d´água usados para abastecimento urbano pode representar um sério risco à saúde da população, em razão da capacidade destes organismos produzirem potentes toxinas. Elas interferem no equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, criam um biofilme superficial que altera a transparência do meio, podendo conduzir à desoxigenação do corpo d’água.

Florações no Estado de São Paulo:
Geralmente no ambiente de água doce as florações potencialmente tóxicas ocorrem com a presença de cianobactérias. No Estado de São Paulo as florações são freqüentes em reservatórios como: Reservatório Billings – região Metropolitana; Reservatório Barra Bonita, Promissão entre outros.

Recomendações:
Recomenda-se evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração suspeita.

A CETESB atende casos de florações de algas, identificando os organismos e realizando testes de toxicidade quando necessário.
O registro de ocorrência de floração de algas  pode ser feito na Agência Ambiental da CETESB mais próxima da ocorrência ou pelos telefones 24h  (11) 3133-4000 ou 0800 11 3560. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail:elhc_cetesb@sp.gov.br