A Toxicologia estuda os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos vivos para prevenir o aparecimento desses efeitos, ou seja, estabelecer o uso seguro das substâncias químicas. A Toxicologia Ambiental é uma área da Toxicologia que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos contaminantes químicos ambientais presentes na água, ar e solo, com o organismo humano.
Existente na CETESB desde a década de 1970, a área de Toxicologia Ambiental fornece informações sobre os efeitos dos contaminantes ambientais na saúde humana como apoio a outras áreas da companhia. Realiza estudos que avaliam a exposição da população geral a substâncias químicas em áreas potencialmente contaminadas. Esses estudos, juntamente com outros, são utilizados no diagnóstico da qualidade ambiental e subsidiam as ações de controle da CETESB.

FIT – Ficha de Informação Toxicológica

A Ficha de Informação Toxicológica (FIT), elaborada pela equipe da Divisão de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental, contém informações resumidas de usos e ocorrência, do comportamento nos meios e da toxicidade de substâncias químicas no ambiente, bem como de legislação pertinente. Esse material foi preparado como um serviço ao público e não se destina a conceder direitos ou impor obrigações. A informação fornecida é apenas um resumo geral, não substituindo qualquer lei ou regulamento original, o qual deve ser consultado para a interpretação completa e precisa de seu conteúdo.