A Divisão de Amostragem executa atividades de coleta e preservação de amostras de água bruta superficial e subterrânea, sedimento, biota aquática, água tratada e efluentes líquidos, além de realizar diversos ensaios de campo, em atendimento aos programas de monitoramento e fiscalização desenvolvidos pela CETESB.

São realizadas coletas em estações de tratamento de água, sistema de reservação, redes de distribuição, fontes de água mineral, poços freáticos, nascentes, rios, lagos, represas, áreas estuarinas e no mar, estações de tratamento de esgoto, sistemas de tratamento de águas residuárias, aterros sanitários e industriais, para a realização de análises de propriedades físicas, químicas, biológicas e toxicológicas.

A Divisão utiliza metodologias de coleta, reconhecidas nacional e internacionalmente, para diferentes matrizes e ambientes, garantindo confiabilidade e representatividade das amostras coletadas e dos dados gerados.

O laboratório pertence à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE), possuindo sistema de qualidade laboratorial com acreditação junto à Cgcre/INMETRO – Coordenação Geral de Acreditação/Instituto Nacional de Metrologia,  Qualidade e Tecnologia, dentro dos critérios estabelecidos pela Norma ABNT NBR ISO/IEC  17025.

Amostragem e Ensaios de Campo

A etapa de amostragem, muitas vezes considerada como o início do processo analítico, é de extrema importância para a realização do monitoramento e diagnóstico ambiental, pois o material coletado deve representar muito bem o local amostrado de acordo com os objetivos dos diferentes projetos.

Devido à preocupação com a representatividade dos resultados obtido, à instabilidade de alguns analitos e também às novas tecnologias disponíveis, alguns ensaios, como oxigênio dissolvido, pH, condutividade, potencial de óxido-redução, salinidade, turbidez, temperatura e cloro residual, são realizados no local de amostragem e denominados ensaios de campo.

Essas medidas podem ser realizadas diretamente no corpo d’água, quando aplicável, por meio do uso de equipamentos específicos, como sondas multiparamétricas de última geração.

Visando garantir a qualidade dos resultados gerados em campo, a Divisão realiza a calibrações, ajustes, checagens intermediárias e manutenção de todos esses equipamentos, sempre que aplicável.

Treinamentos e Cursos e Disseminação do Conhecimento

A Divisão de Amostragem é responsável pela coordenação de cursos e treinamentos práticos especializados, nacionais e internacionais, com a finalidade de promover a transferência de conhecimentos técnicos e metodológicos na área de amostragem. Participa amplamente de grupos técnicos que discutem e propõem avanços quanto a utilização de ferramentas para controle e garantia da qualidade de atividades de laboratório em instalações do cliente (amostragem e ensaios de campo).