Após o download do arquivo em formato Excel (Relatório Anual – Sistema de Logística Reversa Individual ou Relatório Anual – Sistema de Logística Reversa Coletivo), deve-se proceder ao preenchimento das informações nos campos de cor branca na aba principal do formulário e, conforme o caso, nas abas subsequentes (acessadas também pelos botões na aba principal do Plano).

A aba principal do formulário (Relatório) está organizada em 4 seções. Na primeira, devem ser informados dados básicos de identificação do sistema de logística reversa, preenchendo as abas subsequentes para atualizar somente as informações que se alteraram em relação àquelas prestadas no Plano de Logística Reversa apresentado à CETESB (tais como a lista de empresas aderentes e de entidades participantes). Caso não tenha havido alteração das informações prestadas no Plano, deve-se escrever “sem alterações” no campo correspondente.

Na segunda seção da aba principal do formulário, devem ser informados os dados operacionais do sistema de logística reversa, preenchendo as abas seguintes conforme o caso (Pontos de Coleta/Entrega/Recebimento, Entidades de Catadores, Coleta Itinerante, Operadores Logísticos e Destinação).

Nas duas seções seguintes, devem ser fornecidas informações acerca dos principais resultados alcançados pelo sistema de logística reversa e do atendimento às metas anuais previstas no Plano de Logística Reversa. Conforme a Decisão de Diretoria da CETESB n° 076/2018/C, caso o dado sobre a quantidade de produto ou embalagem colocada no mercado no ano anterior à entrega do relatório não esteja disponível, esse dado deverá ser estimado, mediante a devida justificativa e descrição da metodologia empregada para estimá-lo. Similarmente, deverá ser informada a quantidade de municípios paulistas onde o produto ou embalagem foi colocado no mercado no ano anterior à entrega do relatório. Caso esse dado não esteja disponível, deverá ser considerada a quantidade total de municípios paulistas.

É necessário o preenchimento de todos os campos da aba principal (Relatório) e de todas as abas que compõem o formulário, inclusive quando ocorrer casos de “não aplicável” ou “sem informação”. Algumas células dos formulários estão bloqueadas para edição e, portanto, não devem ser alteradas.

Nos campos referentes ao atendimento a metas (quantitativas e geográficas) da aba principal e, nas abas seguintes, (Relação de Entidades Participantes, Interlocutores Partícipes do Sistema, Empresas Aderentes, Pontos de Coleta/Entrega/Recebimento, Entidades de Catadores, Coleta Itinerante, Operadores Logísticos e Destinação) podem ser adicionadas linhas para o cadastro dos dados solicitados, caso as linhas disponibilizadas não sejam suficientes. Da mesma forma, caso necessário, as linhas com campos para “Descrição” podem ter sua altura aumentada de forma a permitir a visualização da informação completa.

Destacamos que muitos campos dos formulários contêm explicações disponíveis na planilha, na forma de comentários, bastando passar o cursor em cima da célula para ler o respectivo comentário.

Para mais informações sobre as terminologias adotadas nos formulários, sugerimos acessar o Glossário de Logística Reversa clicando aqui.