CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU
Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais


Objetivo: Capacitação de profissionais para o atendimento de requisitos legais e técnicos visando à conformidade ambiental dos empreendimentos, e temas correlatos.
Grade de Disciplinas: 16 disciplinas obrigatórias

Obrigatórias: Fiscalização, Perícia e Auditoria Ambiental * Políticas Públicas Ambientais * Instrumentos de Gestão Ambiental Pública * Ordenamento Jurídico Ambiental * Metodologia da Pesquisa Científica e Seminários * Poluição do Ar: Gerenciamento e Controle de Fontes * Fundamentos do Controle de Poluição das Águas * Gestão de Resíduos Sólidos * Prevenção e Controle da Poluição do Solo e das Águas Subterrâneas * Gerenciamento de Áreas Contaminadas * Análise de Risco Tecnológico * Emergências Químicas: Aspectos Preventivos e Corretivos * Legislação Florestal Aplicada ao Licenciamento Ambiental * Licenciamento com Avaliação de Impacto Ambiental – AIA * Licenciamento Ambiental sem Avaliação de Impacto * Cartografia Aplicada à Análise Ambiental
Em breve estarão disponíveis aqui as Ementas das Disciplinas e Professores Responsáveis.

Metodologia: A metodologia empregada envolve aulas expositivas, visitas técnicas, estudos de caso e trabalhos em sala de aula.

Perfil dos Participantes: profissionais de nível superior de várias áreas do conhecimento, provenientes de: indústrias, empresas de engenharia e de consultoria, escritórios de advocacia, companhias e órgãos de saneamento, órgãos de meio ambiente, concessionárias de serviços públicos, agências reguladoras, instituições de ensino e pesquisa, prefeituras, demais órgãos públicos, associações de profissionais, entidades representativas da sociedade civil, autônomos e demais interessados, com atuação e/ou interface na temática ambiental.

Número Máximo de Participantes: 36
Docentes: Professores do corpo técnico da CETESB e docentes externos
Horário: sextas-feiras das 19h às 22h15; sábados das 8h30 às 11h45 e 13h15 às 16h30; previsão de até três finais de semana por mês
Carga Horária: 450 horas
Local do Curso: Escola Superior da CETESB – Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 – prédio 6 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

Certificados: O Curso “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, na modalidade especialização lato sensu, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, conforme Portaria nº 449, publicada no Diário Oficial, em 20/11/2015. O Conselho Estadual de Educação é o órgão normativo do sistema de ensino ao qual a Escola Superior da CETESB deve legalmente se reportar, por constituir instituição criada e mantida por órgão público vinculado ao poder público estadual, no caso a CETESB. Dessa forma, os certificados que serão emitidos terão validade em todo o território nacional. As competências para autorização e credenciamento de instituições de ensino são regidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB / Lei nº 9394/96.

Endereço: Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 – prédio 6 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

Coordenação: a coordenação do curso está a cargo de:

Carlos Roberto dos Santos, Doutorado em Ciências, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP.
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5062077998106880
Tânia Mara Tavares Gasi, Mestrado em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP.
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7534344214545379
Lina Maria Aché, Mestrado em Geografia, pelo Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo, São Paulo – SP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6511049753668795

Mais informações sobre inscrições para a próxima turma, valores e outras: pos_cetesb@sp.gov.br