Curso de Pós Graduação Lato Sensu “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais” – Turma 6

Inscrições Prorrogadas – Vagas Remanescentes

EDITAL 04/2022

A ESCOLA SUPERIOR DA CETESB – ESC comunica que estão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, a ser realizado nas suas dependências, no período de outubro de 2022 a outubro de 2024.

  1. INFORMAÇÕES GERAIS
    1. Público Alvo: profissionais de nível superior de várias áreas do conhecimento, provenientes de: indústrias, empresas de engenharia e de consultoria, escritórios de advocacia, companhias e órgãos de saneamento, órgãos de meio ambiente, concessionárias de serviços públicos, agências reguladoras, instituições de ensino e pesquisa, prefeituras, demais órgãos públicos, associações de profissionais, entidades representativas da sociedade civil, autônomos e demais interessados, com atuação e/ou interface na temática ambiental.
    2. Modalidade: Curso de especialização.
    3. Metodologia: Curso presencial, cuja metodologia envolve aulas expositivas, visitas técnicas, estudos de caso e trabalhos em sala de aula.
      Excepcionalmente poderão ocorrer aulas on line, em caso de situações de força maior, como a pandemia da Covid 19, por exemplo.
    4. Vagas Oferecidas: 36 vagas
    5. Local do Curso: Escola Superior da CETESB – Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 – prédio 6 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP.
    6. Período de Realização: 07 de outubro de 2022 a 08 de outubro de 2024.
      * a Aula Inaugural está prevista para o dia 29 de setembro de 2022.
    7. Horário: sextas-feiras das 19h às 22h15; sábados das 8h30h às 11h45 e 13h15 às 16h30. O calendário prevê até três finais de semana por mês. Clique aqui para ver o Calendário Provisório
    8. Carga Horária: 450 horas (curso completo com 16 disciplinas), com a inclusão de 28 horas para visitas de campo e 91 horas de trabalhos práticos em sala de aula. Esta carga horária não inclui o tempo de dedicação dos alunos para realizar o trabalho de conclusão de curso.
    9. Valor a Pagar: 24 parcelas de R$ 1.150,00 (hum mil, cento e cinquenta reais), com reajuste anual das mensalidades pelo índice IPC-FIPE acumulado no período.
    10. Certificados: o Curso “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, na modalidade especialização lato sensu, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, conforme Portaria nº 449 (de 19/11/2015), republicada no Diário Oficial, em 22/12/2018, Seção I, página 71. O Conselho Estadual de Educação é o órgão normativo do sistema de ensino ao qual a Escola Superior da CETESB deve legalmente se reportar, por constituir instituição criada e mantida por órgão público vinculado ao poder público estadual, no caso a CETESB. Dessa forma, os certificados que serão emitidos terão validade em todo o território nacional. As competências para autorização e credenciamento de instituições de ensino são regidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB / Lei nº 9394/96.
      Serão emitidos certificados aos alunos com comprovada frequência global de pelo menos 75%, nota de aprovação mínima de 7,0 em cada disciplina e cujo TCC – Trabalho de Conclusão de Curso tenha sido aprovado com nota mínima 7,0.
      Clique aqui para ver as Ementas e Professores Responsáveis pelas disciplinas
  2. INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO
    Para se inscrever no processo de seleção, os interessados deverão:

    1. Ficha de Inscrição: preencher a Ficha de Inscrição. É obrigatório o preenchimento de todos os campos.
    2. Documentação: enviar o Histórico Escolar do curso de graduação e o Currículo, que deverão ser digitalizados em um único arquivo, convertido em formato pdf, renomeado com o nome do candidato e enviado para pos_cetesb@sp.gov.br
      1. não há modelo padrão para o Currículo. O candidato pode usar o modelo de sua preferência;
      2. não serão aceitos documentos que não forem enviados conforme indicado no item 2.2.
    3. Taxa de Inscrição no Processo Seletivo: o candidato receberá um boleto bancário para pagamento, no valor de R$ 115,00 (cento e quinze reais) e deverá providenciar o pagamento no prazo indicado. Este valor não será restituído.
    4. Confirmação da Inscrição: após o recebimento da Ficha de Inscrição, dos documentos digitalizados e confirmado o pagamento do boleto, o candidato receberá um e-mail de confirmação no processo seletivo, ou indicando a não inscrição e o motivo (falta de pagamento, falta de dados na Ficha de Inscrição etc).
    5. Período para inscrição no processo seletivo para vagas remanescentes : a partir de 20 de junho de 2022.
  3. PROCESSO SELETIVO
    1. Objetivo: o objetivo do processo seletivo é escolher candidatos melhor preparados, mais experientes e com maior potencial de aproveitamento dos conhecimentos a serem adquiridos no curso.
    2. Comissão de Seleção: o processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção constituída por 4 (quatro) membros no mínimo, incluindo a Coordenação do Curso.
    3. Etapas do Processo Seletivo:
      1. Etapa 1 – análise do Histórico Escolar da graduação e do Currículo.
      2. Etapa 2 – entrevista
      3. Etapa 3 – consolidação das notas e decisão da Comissão de Seleção.
    4. Etapa 1: o Histórico Escolar e o Currículo serão analisados por quatro membros da Comissão de Seleção, que atribuirão notas independentes, no valor de 1 (um) a 5 (cinco).
      1. os critérios de avaliação são:
        Histórico Escolar: confirmar o encerramento de curso de nível superior; verificar a dedicação do aluno por meio das notas atribuídas às diversas disciplinas.
        Currículo: verificar a experiência profissional na área de meio ambiente e a aderência com o conteúdo do curso de pós-graduação, bem como o potencial de aplicação dos conhecimentos a serem adquiridos nas atividades profissionais do candidato.
      2. serão aceitos, nesta etapa, o máximo de 70 (setenta) candidatos, por ordem de chegada de inscrição efetiva (preenchimento da ficha de inscrição, pagamento da taxa e envio dos documentos). Os demais candidatos comporão a fila de espera.
    5. Etapa 2: para os candidatos aprovados na Etapa 1 será agendada uma entrevista de 15 minutos a ser realizada em data a ser definida pela Comissão de Seleção. As entrevistas serão realizadas presencialmente, na sede da CETESB à Av. Prof. Frederico Hermann Júnior 345, Alto de Pinheiros, CEP 05459-900, São Paulo, SP. Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada
      1. as entrevistas serão realizadas em bancas com 2 (dois) avaliadores da Comissão. O candidato receberá duas notas, uma de cada avaliador, variando entre 1 (um) e 5 (cinco);
      2. os avaliadores poderão solicitar esclarecimentos adicionais e comprovantes dos candidatos, por meio da Secretaria do curso, durante ou após a entrevista.
    6. Etapa 3: as notas serão totalizadas pela Secretaria do curso da seguinte maneira:
      Nota Final = Nota A + Nota B + Nota C
      em que:
      Nota A = média das quatro notas obtidas na Etapa 1 (análise de histórico escolar e currículo);
      Nota B = nota obtida na entrevista (Etapa 2) pelo primeiro avaliador;
      Nota C = nota obtida na entrevista (Etapa 2) pelo segundo avaliador.

      1. Comissão de Seleção, de posse das informações fornecidas pela Secretaria, decidirá a nota de corte, a lista dos aprovados, a lista de espera e os reprovados. Caso necessário, a nota de desempate será a média das notas da entrevista;
      2. todos os candidatos receberão um e-mail informando: (I) se foram aprovados no processo seletivo; (II) se estão em lista de espera; (III) se não foram aprovados no processo seletivo;
      3. não será possível recorrer do resultado do processo seletivo.
    7. Período para entrevistas: a partir de 20 de junho de 2022
  4. MATRÍCULAS
    Os candidatos selecionados ao curso, para efetuarem a matrícula, deverão observar rigorosamente o seguinte:

    1. Período das matrículas: a partir de 01 de agosto de 2022
    2. Contrato de Prestação de Serviços: os candidatos aprovados deverão assinar um Contrato de Prestação de Serviços com a CETESB.
      1. poderão ser concedidos os seguintes descontos: 5% de desconto para pagamento em 2 parcelas anuais ou 10% para pagamento em parcela única;
      2. os candidatos aprovados receberão, por e-mail, boleto para o pagamento da Matrícula.
    3. Documentação: para efetivar a matrícula, os candidatos deverão enviar cópias dos documentos abaixo relacionados, que deverão ser digitalizados em um único arquivo, convertido em formato pdf, renomeado com o nome do candidato aprovado e enviado para pos_cetesb@sp.gov.br
      Posteriormente, ao início das aulas presenciais, deverão ser apresentados os Originais, ou Cópias Autenticadas, para conferência, na Secretaria do Curso, à Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345, CEP 05459-900 – Alto de Pinheiros, Prédio 06, 1º andar, São Paulo – SP.

      • Requerimento de Matrícula assinado;
      • Diploma de curso superior devidamente registrado (frente e verso);
      • Histórico Escolar do curso superior;
      • Documento de identidade;
      • Certidão de casamento, em caso de alteração do nome;
      • CPF;
      • Duas fotos 3 x 4 recentes;
      • Contrato preenchido e assinado pelo aluno;
      • Comprovante de pagamento da Matrícula;
      • Comprovante de residência (conta de luz ou outros);
      • Atestado de vacinação para a Covid 19.
        1. os inscritos que não apresentarem toda a documentação exigida não terão a efetivação de sua matrícula.
        2. os alunos que tiverem a matrícula efetivada receberão uma Declaração de Matrícula.
        3. a ESC poderá chamar os candidatos em lista de espera para complementar a turma.
        4. os alunos regularmente aprovados receberão confirmação do início das aulas por e-mail, juntamente com o convite para a Aula Inaugural.
  5. INFORMAÇÕES IMPORTANTES
    1. a inscrição do candidato importará conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento;
    2. a não entrega ou envio da documentação exigida dentro do prazo estipulado implicará o cancelamento da vaga;
    3. documentos enviados para outros endereços eletrônicos serão desconsiderados e o inscrito não terá a sua matrícula efetuada.
  6. DATAS IMPORTANTES
    • INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES: a partir de 20 de junho de 2022
    • PERÍODO PARA REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS: a partir de 20 de junho de 2022
    • MATRÍCULAS: a partir de 01 de agosto de 2022
    • AULA INAUGURAL: 29 de setembro de 2022
    • INÍCIO DAS AULAS: 07 de outubro de 2022