Plano para reduzir emissão de carbono é tema de debate na Comissão de Mudanças Climáticas

da Agência Câmara

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas discute nesta quarta-feira (20) os desafios do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, conhecido como Plano ABC.


O programa inclui recuperação de pastagens degradadas e integração da lavoura, pecuária e floresta
Foto: Divulgação/Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo

A iniciativa visa organizar e planejar ações para adoção de tecnologias de produção sustentáveis na agropecuária nacional. Com vigência de 2010 a 2020, o governo estima que serão necessários R$ 197 bilhões para que seus objetivos sejam alcançados.

O Plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação – como recuperação de pastagens degradadas e sistemas agroflorestais – e um com ações de adaptação às mudanças climáticas.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
– o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Eduardo Delgado Assad;
– o coordenador de Agropecuária Conservacionista, Florestas Plantadas e Mudanças Climáticas da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Elvison Nunes Ramos; e
– o coordenador do Observatório ABC, Ângelo Costa Gurgel.

Confira a lista completa de convidados.

Participação popular
A audiência, que será interativa, está marcada para as 14h30, no plenário 7 da ala Alexandre Costa, no Senado. Os interessados poderão participar enviando perguntas, críticas e sugestões para o portal e-Cidadania ou pelo Alô Senado (0800 612211).

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias‘.

Fonte: Agência Câmara > Notícias > Meio Ambiente