A gerente de projetos do ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, Margarida María Parra, fez na quarta-feira (16/11), na CETESB, a apresentação de um novo “software” para a elaboração de planos de redução de emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes. Produzido com o apoio da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID), o produto é destinado a agentes municipais e estaduais e outros profissionais que atuam na área de planejamento urbano, energia e poluição atmosférica.

Denominado Ferramenta Integrada para Análise de Emissões Ambientais (HEAT em Inglês), o “software” efetua as análises com base em dados de consumo energético, transporte e resíduos, encontrando-se em uso, desde setembro passado, na África do Sul e Índia. O produto já foi configurado para uso no Brasil, adequando-se aos fatores de emissão levantados pela CETESB e publicados no Relatório de Qualidade do Ar do Estado de São Paulo – 2004 e pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – FEEMA, do Rio de Janeiro, com dados do Inventário de Fontes Emissoras de Poluentes Atmosféricos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro – 2004.

Trata-se de uma atualização de um “software” lançado há 10 anos, ampliando as suas aplicações. A nova versão, mais flexível, dispõe de interfaces com diferentes idiomas, além da inclusão de dados específicos de cada país, possibilitando o cálculo do fator de emissões e atividades, fontes de energia, uso, custo, gases do efeito estufa e outros poluentes do ar, podendo ser utilizado em diferentes universos, tanto no âmbito governamental como no residencial.

Inicialmente, o “software” era destinado exclusivamente aos associados da ICLEI. Atualmetne, por meio de patrocínios, a entidade está viabilizando a sua utilização por todos os interessados. Para mostrar a funcionalidade do produto, a palestrante fez uma simulação comparando os gastos energéticos e dos fatores de emissão de poluentes de veículos movidos a gasolina e a gás.

O ICLEI foi criado há 13 anos, em Nova York, reunindo atualmente sete cidades no Brasil e mais de 500 em todo o mundo. O principal objetivo da entidade é a promoção do desenvolvimento sustentável junto aos governos, principalmente municipais, criando projetos específicos para cada realidade. Sua principal campanha chama-se “Cidades pela proteção do clima”, estimulando as prefeituras a elaborarem inventários de emissões de poluentes.

Segundo o engenheiro Olímpio de Melo Álvares Jr., do Setor de Operações, Programas e Regulamentação, o “software” constitui uma importante ferramenta para potencializar o trabalho desenvolvido pela CETESB na área de controle das emissões de poluentes atmosféricos.

Mais informações poderão ser obtidas nos sites Iclei e Icleiheat.