• Efeito estufa e o aquecimento global

A temperatura média global do ar na superfície da Terra, excluindo a Antártica é de aproximadamente 15ºC. Sem o fenômeno natural do efeito estufa, seria inferior em 30ºC (MCT & BNDES, 1999). Esse fenômeno apresentado pela atmosfera do planeta Terra é a capacidade de reter parte do calor emitido pela superfície do planeta de volta para o espaço.

A atmosfera é constituída por uma mistura de gases, predominantemente nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), perfazendo em conjunto 99%.Vários outros gases encontram-se presentes em pequenas quantidades e constituem os conhecidos “gases de efeito estufa”, como o dióxido de carbono (CO2),ozônio (O3), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), juntamente com o vapor d’água (H2O).

Os gases de efeito estufa na atmosfera agem como a cobertura de uma estufa de vidro sobre o planeta, permitindo a passagem da radiação solar, mas evitando a liberação da radiação infravermelha emitida pela Terra.

Esses gases recebem tal denominação por apresentarem a propriedade de reter o calor, da mesma forma que os vidros de um carro fechado ou revestimento de uma estufa sob a incidência do sol.

O dióxido de carbono, metano e óxido nitroso são os principais gases de efeito estufa. Atenção maior tem sido dedicada ao dióxido de carbono, uma vez que o volume de suas emissões para a atmosfera representa algo em torno de 60% do total das emissões de gases de efeito estufa.

A Terra emite para o espaço a mesma proporção de energia que recebe de radiação solar. A radiação incidente atravessa as diversas camadas da atmosfera e seu retorno ocorre na forma de radiações térmicas de maior comprimento de onda ou calor, que são absorvidas pelos gases.

Somando-se às emissões naturais, as atividades realizadas pelo homem (antrópicas), provocam emissões adicionais de gases de efeito estufa. O desenvolvimento econômico e social iniciado com a Revolução Industrial que hoje se observa, contribui proporcionalmente para o aumento da concentração desses gases na atmosfera.

A conseqüência disso é o aumento da capacidade de absorção de energia pela atmosfera, culminando no aquecimento global do planeta.


Fotos: Gary Braassch

Alguns fatos resultantes do aquecimento global devido ao Efeito Estufa já são percebidos, como nas imagens acima. Fica fácil observar a reduçaõ das geleiras do Monte Hood, no estado norte-americano de Origen. No final do verão de 1985 e em 2002 com o Efeito Estufa intensificado pelo Homem.
A figura abaixo mostra o incremento observado na média global da temperatura do ar na superfície terrestre no período 1850 a 2000.

No link abaixo encontra-se um interessante guia interativo sobre o assunto

www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1126_clima/index.shtml